Empreendedorismo digital: o que é e qual o perfil do empreendedor?
Você sabia que muitas pessoas ganham dinheiro vendendo produtos ou serviços pela internet e esta atividade está em alta no Brasil? É o empreendedorismo digital abrindo portas para aqueles que buscam ter algum tipo de negócio no mundo digital.
As redes sociais são grandes aliadas e têm papel fundamental, servindo de vitrines e lojas virtuais para a exposição de mercadorias e hoje é possível realizar todo o processo de compra, até mesmo o pagamento, sem sair da plataforma.
Até pouco tempo atrás, ninguém imaginava que seria possível fazer compras pelo computador e receber em casa, não é mesmo? E quanto mais a tecnologia avança, mais o mercado do empreendedorismo digital se desenvolve.
Hoje, a preferência é por essa modalidade de compra e os empreendedores digitais estão atentos a essa tendência de comportamento, já que é uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro em vários segmentos, como roupas, jogos, alimentação e serviços.
Dados dos primeiros quatro meses de 2022 da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, mostram que foram criadas mais de 1 milhão de empresas, uma prova da força do empreendedorismo.
Em 2021, as vendas on-line movimentaram cerca de R$182,7 bilhões no Brasil, segundo dados da Ebit Nielsen, com o e-commerce se mostrando como potência no mercado, movimentando a economia mundial.
O empreendedorismo digital é um modelo de negócio, seja para venda de produtos ou serviços, com sua base comercial no ambiente on-line, com uma variedade de tecnologias que podem ser aplicadas e as possibilidades são imensas.
Quer entrar para o empreendedorismo digital e não sabe exatamente o que é e se tem esse perfil? Acompanhe esse artigo e descubra tudo o que você precisa saber sobre empreendedorismo digital e como construir um negócio lucrativo e interessante.
O que é o empreendedorismo digital?
Empreendedorismo digital é o tipo de negócio que usa os meios virtuais para vender serviços ou produtos, sem a necessidade de espaços físicos, ou seja, a partir do momento em que você comercializa no ambiente on-line, ele é colocado em prática.
Surgiu com a internet na década de 70 e a principal vantagem é que você não precisa investir muito dinheiro para começar e, em alguns casos, pode começar até mesmo sem gastar nada.
Mas para ter sucesso, você precisa ter ideia do tipo de negócio que quer começar, pensar no que planeja conseguir com ele no futuro e o que não falta são exemplos de empreendedorismo digital acontecendo, como cursos on-line, e-books e jogos.
Se você pensa em se tornar um empreendedor digital, mas ainda não está convencido, que tal saber um pouco mais antes de tomar essa decisão? Leia até o final e saiba como colocar em prática tudo o que leu aqui.
Qual a sua importância nos dias de hoje?
Um estudo feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) posiciona o Brasil em quinto lugar no ranking de países com melhor taxa total de empreendedorismo e até abril de 2022 registrava mais de 19 milhões de empresas de todos os tipos, inclusive startups.
Para 62% dos empreendedores digitais brasileiros, empreender é uma fonte de renda adicional, complementando o rendimento do trabalho “oficial”, segundo dados da pesquisa Panorama de Negócios Digitais Brasil 2020, da Herospark.
Hoje, a presença digital é questão de sobrevivência para qualquer tipo de negócio, já que o acesso à internet não para de crescer e as atividades on-line, como compras, assistir aulas e o uso das redes sociais, de uma maneira geral, aumenta todos os dias.
O foco está nos negócios on-line, seja para vender os próprios produtos e serviços na internet, como produtos e serviços de terceiros, por meio de um blog, plataforma, site, rede social ou aplicativo de mensagens.
A maneira como trabalhamos, nos relacionamos e compramos mudou muito e rápido e o empreendedorismo acompanha essas transformações, traz soluções e inovações para os consumidores e contribui para a economia, gerando empregos.
O empreendedorismo digital é importante não só para as empresas consolidadas que desejam garantir sua presença on-line, mas para quem está iniciando e também para:
- a sociedade — por que gera emprego e inclusão social, torna a tecnologia mais acessível e estimula a compra de produtos e serviços pelos canais digitais;
- o país — ajudando no fortalecimento da economia, na geração de emprego e no incentivo ao consumo; e
- o mercado de trabalho — trazendo inovações, estimulando a concorrência e o desenvolvimento de novos produtos e serviços.
Alguns exemplos das inovações do empreendedorismo digital são os cursos on-line, e-commerces, blogs, canais do YouTube, perfis comerciais nas redes sociais e podcasts. São muitas opções para você, concorda comigo?
Qual o perfil do empreendedor digital?
Você viu que existe uma variedade de alternativas no mercado para você empreender no digital, não é mesmo? Mas como saber se o seu perfil é adequado, as habilidades ou competências que tem? Vou listar tudo isso aqui para você! Continue a leitura.
- gostar de trabalhar é essencial — apesar da flexibilidade, em alguns momentos, você pode ser bastante exigido;
- saber lidar com os altos e baixos, afinal nem todos os meses as vendas serão excelentes;
- criatividade para oferecer o diferencial que o consumidor quer e não virar mais do mesmo — é essa inovação que faz as empresas digitais crescerem;
- coragem para arriscar e facilidade para se adaptar às mudanças;
- entender da tecnologia que usará para o cliente conhecer o seu negócio;
- capacidade de buscar informações — capacitação constante para identificar as necessidades com antecedência e usar esse conhecimento para impulsionar seu negócio;
- visão geral do mercado — conhecer tanto sua área de atuação quanto da economia em geral. As oportunidades e ideias podem surgir em qualquer segmento, mesmo quando não têm relação direta com sua área;
- persistência é uma das características mais importantes, afinal você não deve desistir no primeiro obstáculo;
- conteúdo relevante — você deve apostar na criação e divulgação de conteúdos interessantes para o seu público; e
- contato frequente com os consumidores, antes, durante e no pós-venda.
Conheça bem o segmento que você escolherá, o público com o qual vai trabalhar, considere o que você mais gosta de fazer e as áreas que têm mais aptidão, analise a concorrência e avalie a parte financeira — quanto vai investir e quanto poderá lucrar.
Com base nas suas características, gosto pessoal, interesse pelo assunto, estilo de vida, conhecimento sobre a área e tudo o que a envolve, aqui estão algumas opções para você avaliar:
- e-commerce — lojas que vendem com o auxílio da internet;
- blogs ou sites especializados — trabalhar produzindo conteúdo para eles;
- infoprodutos — e-books, apostilas e videoaulas;
- aplicativos para aparelhos móveis — um mercado que só cresce; e
- consultoria — se você é especialista em alguma área, pode dar orientações a empresas e pessoas.
- DICA — Aqui no blog tem um artigo com os 5 melhores livros sobre produtividade que vão ajudar você a iniciar no empreendedorismo digital.
Vantagens de empreender no Instagram
Os motivos para empreendedor no digital tem ligação direta com as vantagens que ele proporciona e para quem deseja entrar na área, o Instagram é uma das redes sociais mais importantes.
Lembra da época que o foco da plataforma era o compartilhamento de fotos e os pratos de comida viraram febre? Pois é. Hoje a rede se popularizou tanto que até grandes empresas usam esse canal para interagir e conquistar resultados para os negócios.
A lista de vantagens de empreender no Instagram é tão grande quanto os benefícios do empreendedorismo digital, apesar da disputa por atenção estar acirrada e exigir planejamento e organização. Vou listar algumas aqui:
- é possível gerenciar seu tempo, organizar a rotina, cuidar melhor da saúde, ter mais tempo e o lazer e, com isso, uma melhor qualidade de vida;
- baixo investimento — não envolve despesas, como aluguel, contas de água, energia, telefone, internet, reformas e equipamentos e mobílias;
- maior alcance e grande potencial para expansão — você pode ser encontrado e vender para pessoas do mundo todo, sem barreiras geográficas, o que facilita ter um negócio viável, rentável e escalável;
- o mercado digital está em alta — a internet diminuiu a distância entre as empresas e os consumidores e os pequenos negócios podem conquistar clientes tanto quanto grandes empresas; e
- mais flexibilidade — pode ser conciliado com outras funções, você pode trabalhar da sua casa ou de qualquer outro local e a qualquer hora, sem ter uma carga horária definida.
Você já sabe o que é empreendedorismo digital, sua importância e vantagens e viu que uma das recomendações é estar sempre se atualizando sobre as novidades do mercado. Inclusive, você pode fazer isso agora mesmo!
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