A carregar agora

Maus hábitos: saiba quais são eles e por que são perigosos

maus hábitos

O que é um mau hábito? Tenho conversando com você sobre os hábitos e a importância deles para atingirmos nossos objetivos e conquistar o sucesso

Mas, como nem tudo é perfeito, também temos maus hábitos — a impaciência, a explosão e a falta de controle diante de algumas situações e esses comportamentos que não nos orgulhamos de ter podem ser prejudiciais.

E o que fazer se o hábito é a nossa resposta habitual diante de situações parecidas? Como não gritar e perder o controle sempre que alguém diz que você está errada? Somos humanos e imperfeitos.

Ter hábitos que mostram as nossas fraquezas é mais comum e natural do que você imagina e para nos livrar deles e não ficarmos frustradas, bastam alguns ajustes na nossa mentalidade e mudar alguns comportamentos.

Continue a leitura e saiba quais são os maus hábitos, porque são perigosos e quais você deve abandonar.  

Quero entrar para a Comunidade C+ Digital agora!

Por que você deve evitar maus hábitos

maus hábitos

Será que ter maus hábitos é só o contrário de ter bons hábitos? Algumas de nossas atitudes fazem parecer que somos intolerantes, sem paciência, com manias, preconceitos e dificuldades de relacionamento, mas o pior de tudo é que eles nos afastam dos nossos objetivos de vida.

É possível identificar cada um deles e se livrar deles! Ter um acesso de raiva ou desrespeitar uma fila prejudica você e as pessoas que estão próximas, podem acabar tomando o controle da sua vida e descobrir o que causa isso é o primeiro passo para acabar com os maus hábitos.

Os hábitos são formados por:

  • gatilho — é o que desperta o hábito;
  • rotina — ação que temos após o gatilho; e
  • recompensa — o que ganhamos com a atitude que tivemos.

Você precisa detectar os gatilhos, traçar uma estratégia eficiente para mudar e acabar com os maus hábitos que afastam você dos seus objetivos.

Continue a leitura e saiba quais você deve evitar e os benefícios de adotar novos e bons hábitos!

5 maus hábitos que você deve evitar

maus hábitos

A ideia aqui é ajudar você a ter consciência desses hábitos, refletir e avaliar as consequências que eles causam, qual será o primeiro a ser cortado e como colocar isso em prática.

No livro ‘’O Poder do Hábito’’, de Charles Duhigg, ele diz que com um simples questionamento sobre os seus hábitos você já consegue sair do “piloto automático” e dar início a um novo rumo na sua vida

Deixar os maus hábitos para trás ou incluir novos comportamentos, dá o mesmo trabalho, não acontece de hoje para amanhã e não é uma das tarefas mais fáceis, mas com o tempo e esforço, você consegue.

Para sair da sua zona de conforto com mais facilidade, comece com mini sacrifícios diários, muito foco no objetivo final para seguir firme no seu propósito e comemore toda a evolução, nem que seja 1% ao mês.

O nosso estilo de vida e as modernidades ajudam a desenvolver alguns maus hábitos que, embora pareçam inofensivos, conseguem afetar a nossa produtividade, eficiência e nos afasta do sucesso. 

Veja a seguir os 5 maus hábitos que você deve eliminar da sua vida.

1. Vício em redes sociais

Se você está sempre on-line nas redes sociais, disponível no WhatsApp e o telefone tira a sua concentração e produtividade, reflita e avalie as consequências que isso pode causar e decida se é por ele que vai começar.

Já pensou que esse tempo poderia estar sendo usado em novos projetos, novas amizades ou experiências reais? Diminua o tempo que você passa nas redes sociais e vai perceber como isso se reflete na sua produtividade.

Faz um teste: confere no seu celular quanto tempo você gasta nas redes sociais e aplicativos de mensagens, faça as contas e veja se é necessário. 

Dados do relatório Digital In, elaborado pelo portal We Are Social, mostra que as pessoas costumam ficar entre 13 a 20 horas por mês nas redes sociais — isso representa quase um dia inteiro!

Quantos livros você teria lido, quantas horas produtivas perdeu, quanto tempo poderia ter dedicado à sua família? E a pergunta mais importante é “Quem domina a sua vida?” Você ou as redes sociais?

2. Falar mal de outras pessoas

Uma pesquisa da Social Psychological and Personality Science, de 2019, mostra que as pessoas gastam até 52 minutos por dia apenas falando sobre alguém que não está por perto — quase 1 hora do dia jogada fora e, no fim do mês, isso representa mais de 1 dia.

Além de ser um mau hábito, falar mal de outras pessoas é foco de negatividade, desperdício de tempo e energia e não acrescenta nada de positivo na sua vida. 

Vou deixar aqui dois pontos importantes para você refletir:

1 – Seu recurso mais precioso e limitado é o tempo; não o desperdice.

2 – Freud disse “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.” 

3. Se autocriticar demais

Estar consciente da sua capacidade é uma coisa; se auto criticar com argumentos do tipo “Não vou conseguir fazer”, “Não sou boa o suficiente”, “Chama Fulana que ela é melhor” só servem para deixar sua autoestima no pé. 

Seja honesta com você mesma, não perca oportunidades por medo e não gaste energia pensando o que os outros vão falar ou achar; afinal, o seu sucesso profissional e bem-estar emocional dependem de você saber se valorizar.

Aprenda a se dar valor e os resultados vão chegar.

4. Comer besteiras diariamente

No último artigo aqui do blog — 6 melhores hábitos para 2023 — comentei que se você pesquisar sobre esse assunto no Google, os primeiros resultados são relacionados a ter uma alimentação saudável ou praticar exercícios.

Comer pizza e beber refrigerante pode ser uma delícia, mas não é isso que dá nutrientes para o seu corpo e mantém ele forte, saudável e ativo e, enquanto não vai ao nutricionista, faça escolhas mais saudáveis, como frutas e verduras.

Eliminar as besteiras da sua alimentação é pensar saudável e focar na sua qualidade de vida.

5. Acordar muito tarde

Quando o sol começa a ir embora, naturalmente, nosso organismo começa a produzir a melatonina — hormônio regulador e indutor do sono — e isso é um aviso para o nosso corpo que a hora de dormir está próxima.

Respeitar os horários do nascer e pôr do sol, não só ajuda a ir para a cama mais cedo, como deixa você mais ativo e disposto na manhã seguinte, pronta para usar as horas do seu dia de maneira inteligente e produtiva.

Ao acordar muito tarde, você desperdiça boa parte do dia, a tendência é que precise fazer as coisas correndo ou adie alguma tarefa, já que seu tempo fica mais curto, e o pior é que está indo contra o funcionamento normal do seu corpo.

Comece acordando 10 minutos mais cedo, com tranquilidade, estabeleça a sua rotina e faça as adaptações necessárias até eliminar esse mau hábito e conseguir aproveitar todos os benefícios de acordar mais cedo.

  • DICA — Se você deseja ter melhores hábitos, confere nesse artigo os que considero serem os melhores.

Benefícios de criar novos hábitos

De qual lado você está? 

No time das pessoas que querem eliminar os maus hábitos, colocar logo em prática e usufruir dos benefícios dessa mudança, ou do lado que só reclama, diz que não consegue ou culpa os outros pela própria falta de vontade?

Quem você deseja ser, só depende de você!

Abandonar os velhos e maus hábitos nem sempre parece fácil, mas não tem como você alcançar resultados diferentes se continua fazendo tudo igual e, muito menos, alcançar seus objetivos se não se compromete.

Seja com mudanças na alimentação, educação, comportamento, cuidados com corpo e mente, os benefícios de criar novos hábitos refletem na sua concentração, disposição, produtividade, realização de metas, bem-estar e qualidade de vida.

Transforme o seu Instagram numa máquina de vendas!

maus hábitos

Deixar para trás os maus hábitos, não é impossível e você consegue se seguir esses passos:

  • Reconheça suas dificuldades e deixe claro por qual você quer começar; 
  • Identifique os benefícios que isso trará para você e trace uma estratégia para colocar em prática;
  • Estabeleça sua nova rotina — passo essencial para implementação dos novos hábitos; e
  • Comprometa-se com você!

Além desses 4 passos, tenha a seu lado pessoas que apoiem, ajudem a superar (e vencer) os maus hábitos, estendam a mão para não deixar você cair em tentação, motivem e ajudem a desenvolver esses novos comportamentos.

Que tal fazer parte de uma Comunidade? Essa é a melhor forma para trocar experiências com pessoas que compartilham do mesmo sentimento, têm uma história e objetivos em comum.

A Comunidade C+ Digital é feita para você que tem algum tipo de negócio e quer:

  • aumentar o alcance da sua conta e converter seguidores em clientes reais;
  • quer mostrar o que você faz, ser reconhecida, e fechar mais vendas ou parcerias pelo Instagram;
  • ganhar uma renda extra ou até mesmo viver apenas do seu projeto; e
  • transformar o seu Instagram numa máquina de vendas!
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE C+ DIGITAL E TRANSFORME SEU INSTAGRAM NUMA MÁQUINA DE VENDAS!

Publicar comentário