Vender no Instagram: 4 técnicas de vendas infalíveis
Apesar de ser a terceira rede social mais usada no Brasil, isso não quer dizer que quem está na plataforma, quer comprar, mas nada impede que você faça um bom trabalho e aplique algumas técnicas para vender no Instagram.
Se você aplicar as estratégias tradicionais, vai afastar o público e, consequentemente, perder dinheiro, e um dos maiores erros que você pode cometer é só postar conteúdo com foco em vender no Instagram.
Antes de qualquer coisa, lembre-se que você está em uma rede social em que o foco é conectar e aproximar as pessoas e, pensando nisso, preparei esse conteúdo para ajudar você a produzir posts que encantem os clientes.
São 4 técnicas que ajudam a transformar o seu Instagram, contando qual é a experiência que o seu produto ou serviço proporciona, atraindo mais seguidores e conquistando mais clientes.
Leia até o final e saiba como vender no Instagram publicando conteúdo de valor.
4 Técnicas de vendas infalíveis
Sabe aquela vitrine bonita, que chama a atenção e quando você entra na loja o vendedor nem dá “boa tarde” e já quer vender a todo custo?
Sem uma boa comunicação é difícil vender no Instagram e conhecer técnicas e argumentos baseados no comportamento do consumidor é importante para que ele avance mais uma etapa na jornada de compra.
Atrair é a palavra-chave para produzir conteúdos interessantes e de valor, que agregam conhecimento, mostram o que a sua marca oferece, com o seu toque pessoal e converte seguidores em clientes.
Para vender no Instagram você precisa ir além de só pesquisar conteúdo no Google — mostre que tem o que o público quer, ofereça o que ele precisa, transmita confiança, autoridade e que está ali para ajudar no que for preciso. Só depois, pense em vender.
Continue comigo e conheça as 4 técnicas infalíveis para vender no Instagram.
Boa leitura!
- DICA — Para se aprofundar no assunto, confira o artigo 6 livros sobre vendas que todo produtor digital deve ler.
Rapport: estabeleça uma conexão com o cliente
Rapport, palavra francesa, tem origem na psicologia, indica uma ligação entre duas coisas e, em vendas, é a técnica usada para criar conexão com outra pessoa visando que ela ouça o que você tem a dizer sem apresentar resistência.
Anthony Robbins, estrategista, escritor e palestrante motivacional, diz que:
“Rapport é a capacidade de entrar no mundo de alguém, fazê-lo sentir que você o entende e que vocês têm um forte laço em comum.”
Essa é uma das formas de comunicação mais bem-sucedidas, rápidas e eficientes para você gerar confiança, cooperação e relacionamento interpessoal e os principais benefícios são:
- Estabelecer confiança de forma rápida, seja por gestos ou tom e volume da voz;
- Facilidade em persuadir os outros, já que temos a tendência de confiar em pessoas que se parecem com a gente; e
- As técnicas de rapport são simples: sorrir, tratar o outro pelo nome, ser otimista, paciente, e sempre buscar situações que você e a outra pessoa podem ter em comum.
Nunca fale em tom imperativo com o cliente
Acabei de mencionar o rapport como forma de relacionamento e você não vai querer postar dando ordens, não é mesmo!?
As pessoas estão nas redes sociais para se divertir, se relacionar, compartilhar momentos, conhecer lugares e pessoas, mas você pode divulgar produtos/serviços, encontrar clientes, publicar conteúdo para ter mais alcance e até deixar seu perfil mais divertido para criar aproximação.
Usar verbos no modo imperativo no seu conteúdo passa a ideia de agressividade, ordem e imposição e não é assim que você vai vender no Instagram. Você precisa ser simpático, agradável, prestativo e criar um clima favorável.
Mostre que você acredita no que está vendendo
Quando resolvi mudar de profissão, eu era a única que acreditava em mim mesma e, em menos de 6 meses, conquistei mais de 80 mil seguidores, sem gastar nada com tráfego pago. Imaginem a cara de espanto de quem duvidou!
Assim como aconteceu comigo, podem até não acreditar em você e duvidar que dará certo, mas a única e principal pessoa que não pode desacreditar do faz e do que vende é VOCÊ!
Foque no seu objetivo, trace a sua estratégia, estude o produto/serviço, vantagens e benefícios que ele oferece ao potencial cliente, e apresente, de forma convincente e verdadeira, tudo o que você oferece.
Entenda a dor do seu cliente e mostre empatia por ele
Muito se fala em resolver a “dor do cliente”, mas você sabe o que isso significa e como resolver?
Apesar de serem questões objetivas, nem sempre são simples de identificar, já que a origem e as razões são tão diferentes e variadas como os clientes; mas, basicamente, são as principais dúvidas no momento da compra, anseios e expectativas do consumidor e as razões que o levam a comprar ou não.
Algumas perguntas ajudam você a entender e identificar as dores e ajudar o consumidor:
- Que problema ele estava tentando resolver quando encontrou seu produto/serviço?
- Quais os três principais benefícios que ele espera do seu produto/serviço?
- Como você pode melhorar para atender às necessidades dele?
- O que ele usaria como alternativa se o seu produto/serviço não estivesse disponível?
Entenda e conheça a sua persona, como pensa e age, tenha empatia por ela a fim de compreender suas dúvidas e necessidades e ajude, de verdade, no que for preciso.
Por que é importante conhecer técnicas de vendas?
As técnicas de vendas existem para melhorar a relação cliente-vendedor, ajudar na aproximação, despertar o interesse dele, criar confiança, proporcionar uma boa experiência e ajudar na tomada de decisão.
E a experiência se torna mais importante a cada dia e pode ser um fator decisivo na hora de escolher entre você e a concorrência. Pesquisa realizada pela PWC — uma das maiores multinacionais de consultoria e auditoria do mundo — constatou que 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais para ter uma ótima experiência.
- DICA – Saiba como ter ideias de conteúdo para o Instagram de maneira simples e infinita, clicando aqui.
Qualquer um pode aprender a vender?
Claro que existem pessoas que já nascem sabendo vender, mas, como tudo na vida, você também pode aprender, não é difícil e os principais pontos são conhecer muito bem quem é o seu cliente e a solução que ele espera de você.
Para divulgar e vender no Instagram, você deve usar a mesma linguagem do cliente, ter frequência nas publicações e conteúdo informativo que ajude a esclarecer as dúvidas e atenda às necessidades dele.
Aqui no blog, tem o artigo Copy para Instagram: passo a passo para criar uma mensagem campeã de vendas que vai ajudar você.
Domine as vendas no Instagram com a Comunidade C+ Digital!
Chegamos ao final da leitura, mas ao início de uma nova etapa para você, que agora conhece essas 4 técnicas infalíveis para vender no Instagram e sei que, a partir desse momento, antes de começar a escrever seus posts, lembrará de aplicar tudo o que leu aqui.
Mas se você quer aprender mais, conhecer as estratégias que uso, aumentar o engajamento do seu perfil, ganhar novos seguidores todos os dias e transformá-los em clientes que compram 7X mais pelo seu Instagram, chegou a hora!
Venha para a Comunidade C+ Digital, se encontre comigo todas as semanas e aprenda como dominar as vendas no Instagram.
Publicar comentário