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Planejamento de postagens Instagram em 6 passos simples

planejamento de postagens instagram

Quando criamos uma página para divulgar o nosso negócio no Instagram, imediatamente um milhão de ideias sobre postagens vem à nossa cabeça e muitas vezes fica difícil saber por onde começar e pra qual tipo de postagem dar preferência no início.

Nestes primeiros passos é necessário conter um pouco a empolgação e organizar as ideias para traçar um plano de como as publicações serão feitas, o intervalo de tempo entre elas e o público que irão atingir.

Precisamos ter um planejamento de postagens no Instagram para não errar na medida, no ritmo das postagens, pois muitas postagens num período muito curto de tempo fazem com que você perca o controle daquilo que o público verá.

Assim como a falta de publicações fará com que o seu perfil encalhe e perca engajamento, sendo recomendado pelo algoritmo para cada vez menos pessoas. O planejamento de postagens no Instagram é a melhor maneira de evitar esses dois problemas.

Por que fazer um planejamento de postagens no Instagram?

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Como foi dito anteriormente, é inevitável que a pessoa que produz conteúdo para o Instagram passe por duas fases no que diz respeito a sua criatividade. A explosão de ideias no início e, depois, uma espécie de bloqueio criativo com o passar do tempo.

O planejamento de postagens no Instagram serve justamente para lidar da melhor maneira possível com esses dois períodos pelos quais cedo ou tarde você irá passar, impedindo que as coisas saiam do controle. 

Pode parecer até uma contradição à primeira vista. Como um planejamento de postagens no Instagram pode ajudar nos momentos em que as ideias não estão mais surgindo com tanta facilidade?

Mas isso de fato acontece e a razão é muito simples: Se nos momentos de maior criatividade você criar um planejamento de quando essas ideias serão colocadas em prática, as coisas vão fluir melhor

Se no seu planejamento de postagens do Instagram, você conseguiu registrar quais e como serão as publicações das próximas duas semanas, ainda que você sofra com aquele bloqueio criativo, isso não vai lhe atrapalhar em nada.

Traçando aqui um paralelo, o planejamento de postagens para Instagram corresponde à ação de não comer todo o peixe que foi pescado num dia só, sabendo que no dia seguinte os peixes podem não vir com tanta abundância.

6 passos para fazer um bom planejamento de postagens no Instagram

1. Defina o público alvo das postagens

Afinal, com quem você está falando? É claro que quando estamos falando de Instagram é vontade de todos alcançar o máximo de pessoas, e se possível, agradar todos os tipos de pessoas para que nosso produto seja visto por muita gente.

Mas isso nem sempre é possível, e isso não é culpa da qualidade das suas postagens ou algo do tipo. Acontece que alguns produtos costumam atender às necessidades de um público muito específico.

Para ficar mais clara essa questão do público: Se você divulga no seu perfil o serviço que você presta com limpeza de estofados, não podemos esperar que seu conteúdo seja consumido e se torne uma febre entre os adolescentes.

Então para que a abordagem e a linguagem que será utilizada nas publicações atinja o seu público alvo em cheio, deve-se considerar aspectos sobre as pessoas que se interessam pelo seu serviço, como a idade, o estilo de vida, comportamento, etc.

2. Pesquise sobre conteúdos parecidos ou de concorrentes

À primeira vista pode parecer esquisito pesquisar logo de inicio o que os seus concorrentes estão fazendo, ou até um convite à falta de originalidade, mas não é nada disso, viu?

Assim como existem os casos em que a pessoa que vai começar um perfil no Instagram esteja tão ansiosa para que tudo dê certo que as ideias estejam vindo aos montes, o contrário também ocorre.

Pode ser que você esteja oferecendo um produto tão nichado que seja muito difícil pensar em conteúdos que o divulguem. Acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo é uma  forma muito boa de ter pelo menos uma direção a seguir.

Não para copiar na cara dura ou imitá-los, mas para fazer aquilo que eles não estão fazendo. É impossível que ao analisar com um olhar um pouco mais clínico o que o concorrente está fazendo você não perceba também o que ele não está fazendo.

3. Pense em como o seu conteúdo pode ser útil ao público

Todo produto ofertado em qualquer lugar visa em primeiro lugar solucionar algum problema, seja ele grande ou pequeno. Até mesmo os livros, para quê uma pessoa compra um livro senão para adquirir um conhecimento que ela ainda não possuía?

Para desbloquear sua criatividade nesses primeiros passos do seu perfil, pergunte para si mesmo qual problema ele soluciona, como ele agrega valor na vida das pessoas que o possuem. Esse é um passo importante no planejamento de postagens no Instagram.

4. Anote várias ideias de uma vez (brainstorming)

Se por acaso você não estiver sozinho nessa empreitada, mas trabalhando com uma equipe ao seu lado, reúna todos para propor ideias para os conteúdos e anote todas sem deixar escapar uma que seja.

Mas, é claro, você também pode fazer isso sozinho – uma prática muito comum, chamada de brainstorming e que pode ser a base do seu planejamento de postagens no Instagram.

Essa prática simples fará com que os períodos de falta de criatividade não te amedrontem tanto, pois o seu estoque de idéias ficará sempre cheio.

5. Transforme as ideias em posts

Seguindo esses passos todos agora é chegada a hora de colocar tudo em prática, sempre levando em consideração a estrutura dos posts e o formato em que eles serão publicados. Isso porque existem alguns formatos específicos para certos tipos de conteúdo. 

A regra que você deve seguir é a seguinte: Para os formatos que circulam livremente como os Reels, dê preferência a conteúdos mais introdutórios e de fácil compreensão; já para formatos mais restritos aos seguidores você pode aprofundar mais os temas.

6. Defina um calendário de postagens

Definir no seu planejamento de postagens no Instagram as datas em que os conteúdos serão publicados é fundamental para que você consiga preparar os conteúdos com mais calma para considerar todos os fatores possíveis.

Sem um calendário com a ordem em que os conteúdos serão publicados o seu feed ficará desorganizado, e pior, você terá de pensar em ideias para conteúdos no dia em que eles serão publicados, o que aumenta a chance de uma ideia ruim ser executada.

Aprenda a planejar e produzir posts que engajam e vendem mais.

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Agora que você já sabe como fazer o planejamento de postagens no Instagram, precisa se organizar da melhor forma possível, para conseguir produzir um conteúdo de alto valor para sua audiência.

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