Planejamento de conteúdo: Criando um para o seu Instagram
Existem dois erros muito comuns, entre os empreendedores que começaram a se aventurar pela internet agora, e não conhecem muito bem as plataformas: começar a entupir o perfil com muito conteúdo de uma vez ou, ao contrário, publicar com pouca frequência.
Quando se trata de redes sociais o excesso sempre faz mal, principalmente quando estamos falando da quantidade de conteúdos publicados. Os dois erros que citamos prejudicam o seu engajamento.
Isso porque o excesso de conteúdo em formatos que foram concebidos para serem mais sucintos e diretos, como os Stories, fará com que o seu público se canse e desista de assistir ou ler a todos.
Enquanto a falta de publicações por longos períodos, além de passar uma imagem de perfil abandonado, compromete o engajamento do seu perfil, que passa a ser menos recomendado pelo algoritmo. Tudo isso é falta de planejamento de conteúdo: que é o assunto deste artigo..
O que é planejamento de conteúdo?
Planejamento de conteúdo nada mais é do que uma forma de organizar e planejar as suas publicações de forma que elas obtenham o melhor resultado possível. Em outras palavras, é postar de forma estratégica e menos aleatória.
Para que se faça um bom planejamento de conteúdo deve-se considerar algumas características do público.
A que horas o seu público costuma visualizar mais as suas publicações? Qual o horário em que suas caixinhas de pergunta enchem mais? Existe um dia da semana específico em que o seu público está mais ativo?
Vale perguntar: Você está usando os formatos certos de publicação para suas finalidades corretas? Formatos que circulam em todo o Instagram devem ser utilizados para dialogar com as pessoas que estão te vendo pela primeira vez. Reels é um exemplo disso.
Depois de responder a essas perguntas você pode começar a criar o seu planejamento de conteúdo com uma relação dos temas das publicações, os dias e os horários em que serão postados para nunca mais publicar um bom conteúdo na hora errada.
Para que serve o planejamento de conteúdo?
Para extrair o melhor de todas as suas publicações. Muitas vezes suas publicações não estão tendo bom alcance e engajamento porque estão sendo publicadas na hora errada, e o planejamento de conteúdo existe justamente para corrigir esse tipo de erro.
Definindo muito bem os dias em que serão publicados conteúdos para o público que acabou de te conhecer e os dias em que serão publicados os conteúdos para as pessoas que já te conhecem mais e já se interessam pelo seu trabalho, suas chances aumentam muito mais.
Isso deixará o seu feed muito mais organizado, sem conteúdos de Topo e Fundo de Funil misturados, e todos sabemos que desorganização transmite uma imagem clara de falta de profissionalismo.
Como fazer o seu planejamento de conteúdo?
Escolha o público que você quer atingir
O produto que você está oferecendo costuma ser procurado por qual tipo de público? Pessoas mais jovens ou mais velhas? Habitantes das grandes metrópoles ou do interior do país? Seu produto está atrelado a algum movimento cultural específico?
Imediatamente após responder essa pergunta você saberá a linguagem que terá de usar para abordar o seu público alvo. Isso porque não se aborda um da mesma maneira uma pessoa nascida em 1968 e outra nascida em 2005. Esse é um ponto crucial no planejamento de conteúdo;
Pesquise os conteúdos dos concorrentes para se inspirar
Ainda que você esteja entrando em um nicho muito específico de produtos certamente você tem concorrentes e/ou existe alguma outra empresa que já é considerada uma “referência naquele nicho”, e as pessoas pensam nela quando pensam nesse produto.
Um perfil que deu certo com certeza teve um planejamento de conteúdo. É bom observar isso na prática, antes de tirar o seu do papel.
E, mesmo que ainda não haja essa referência, vale a pena pesquisar sobre concorrentes “indiretos” ou de nichos parecidos com o seu. Vale lembrar que você deve se inspirar ou ter uma noção do tipo de conteúdo que deve produzir, mas não plagiar.
Plagiar só prejudica o seu engajamento e a sua reputação diante das pessoas. Ninguém gosta de mentiras.
Anote as ideias de conteúdo que você teve
Quantas vezes não temos ideias geniais que simplesmente perdemos por não termos esquecido de registrá-las? Às vezes isso acontece em momentos inusitados ou aleatórios. Essas idéias surpresas podem salvar o seu planejamento de conteúdo.
Levando isso em consideração, é recomendado que você sempre tenha alguma forma de anotar essas ideias para que elas não escapem, seja um bloquinho de notas e uma caneta, seja o bloco de notas digital do celular.
Organize essas ideias e produza
Tendo anotado todas essas ideias que foram aparecendo ao longo do tempo, divida elas entre as que são melhores quando direcionadas ao público que já te conhece e ao público que acabou de te conhecer e coloque a mão na massa para publicar.
Como falamos anteriormente, a organização do seu feed também é muito importante para passar uma boa mensagem para o seu público, então procure separar os temas de suas postagens entre os dias da semana.
No que diz respeito à produção lembre-se que muitas vezes forçar muito a sua mente para pensar em novas publicações, novos conteúdos para levar até o seu público, pode atrapalhar mais do que ajudar o seu processo criativo.
Durante os períodos de “seca” em que você estiver tendo poucas ideias, não fique parado fazendo força para pensar em alguma coisa, mas tente entrar em contato com algo que te inspire.
Músicas, quadros, paisagens, livros, caminhada, enfim, tudo é válido quando o objetivo é recuperar a inspiração perdida. Se distrair com algo saudável e benéfico pode ser bom para o processo criativo, do qual o planejamento de conteúdo depende.
Como crescer no Instagram de maneira simples e efetiva?
Não caia nesse papo que circula por aí de que a única maneira de fazer com que o seu perfil cresça no Instagram é impulsionando as publicações, pagando para a plataforma através de anúncios. Olha, não é bem assim.
Porque de nada adianta o seu perfil aparecer para inúmeros usuários, e no entanto não conseguir prender a atenção de ninguém ou pela imagem de falta de profissionalismo criada pela disposição das postagens ou pela baixa qualidade das mesmas.
Sem ter um planejamento de conteúdo e sem seguir uma série de fundamentos, é praticamente impossível dar certo.
Para te ajudar com isso eu criei a minha comunidade, o Planner Permanente, um arquivo completo que vai ajudar você a fazer todo o seu planejamento de conteúdo.
Este foi planner foi criado para evitar que você fizesse um esforço desnecessário para criar conteúdos de valor para a sua audiência e ainda tenha muitos resultados atraindo um público ainda maior para o seu perfil.
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