Níveis de consciência: o guia completo para vender mais
Com o passar dos últimos anos muitos empreendedores passaram a enxergar o Instagram como o que ele realmente é: uma ferramenta muito poderosa de divulgação de marcas. Assim, passaram a utilizar o Instagram como principal canal de divulgação dos seus produtos.
Como muitas outras coisas nessa vida, a produção de conteúdo com o objetivo de divulgar um determinado produto pode parecer simples quando pensamos no objetivo, mas quando colocamos em prática notamos que muitos detalhes devem ser levados em consideração.
A grande dificuldade se encontra no fato de que os usuários de Instagram que passam todos os dias pelo seu perfil não têm o mesmo nível de consciência a respeito do produto que você vende.
Neste artigo você vai aprender de uma vez para sempre tudo o que você precisa saber para não errar em suas postagens, publicando em um formato característico de um determinado um conteúdo que deveria ser destinado a outro público.
O que são níveis de consciência?
Níveis de consciência são os estágios por onde o seu público passa até chegar a realizar a ação que você deseja que ele realize. É muito simples, sempre que uma propaganda é criada, ela é pensada para que o público realize uma determinada ação.
É necessário desvincular em sua cabeça essa ação de uma compra, pois nem sempre a ação que ela visa gerar é uma compra, pode ser que ao fim da propaganda o público seja convidado a se inscrever em um canal, assistir um vídeo, baixar um PDF etc.
Agora imagine que seu público, independente do tamanho dele, está dividido em três grupos:
- Topo de Funil: Pessoas que estão tendo o primeiro contato com o seu produto;
- Meio de Funil: Pessoas que já estão familiarizadas com o tipo de produto que você oferece, mas não o seu em específico.
- Fundo de Funil: Pessoas que já conhecem o tipo de produto que você oferece, e já têm conhecimento do que te torna o melhor entre todas as pessoas que oferecem esse mesmo produto.
Para que servem os níveis de consciência?
Os níveis de consciência servem para que você direcione suas publicações, sejam elas no instagram sejam elas em qualquer outra plataforma que você queira divulgar sua marca, para os grupos específicos do seu público.
Aproveitando o gancho da explicação que lhe foi dada no último tópico, vamos imaginar que você crie uma publicação para apresentar ao público o problema que o seu produto pode resolver.
Esse tipo de conteúdo é muito comum para apresentar ao público um determinado produto. Primeiro você apresenta ao público um problema que talvez ele nunca tivesse tomado consciência.
Daí então você apresenta ao público o seu produto como a melhor solução para esse problema que tanto atrapalha a vida do público. Uma publicação nesses moldes é uma maravilha para a fatia de público que se encontra no topo do funil.
Não faria sentido nenhum criar esse tipo de conteúdo para as pessoas que têm conhecimento do problema e sabem que o seu produto é a solução, já que, trocando em miúdo, estaríamos chovendo no molhado.
Por que são importantes para o seu marketing?
Quando criamos conteúdos para divulgação de um produto, não estamos fazendo nada mais do que educar o nosso público para que passem de “público” para “clientes”. Basicamente, o nosso trabalho é mostrar o porquê as pessoas precisam do nosso produto.
Agora vamos seguir essa analogia da educação para que fique ainda mais claro. Faz sentido passar para alunos da 8ª série conteúdos que já lhes foram apresentados na 2ª série? O mesmo princípio se aplica aos conteúdos.
Não faz sentido apresentar o problema que o seu produto soluciona juntamente com o seu produto, para pessoas que já sabem que possuem esse problema, que inclusive já se interessam e acompanham o seu trabalho há tempos.
Fazendo uma analogia com a cultura Pop podemos nos recordar do personagem Tom Dez Segundos, um personagem do filme “Como se fosse a primeira vez” que por ter problemas mentais de esquecimento, se apresenta a cada dez segundos.
Se o teu público já te conhece, para quê ficar se apresentando de novo e de novo para ele? Para os que já conhecem o melhor a se fazer é aprofundar o conhecimento que eles têm do produto, passando informações mais técnicas sobre o produto.
Como os níveis de consciência funcionam?
Os nomes dos três grupos que representam os níveis de consciência não fazem alusão a um funil à toa. Para compreender o funcionamento dos níveis de consciência bem como sua aplicabilidade, peço para que imaginem um funil cheio de pequenos furos.
Esse funil repleto de furos é o caminho que o público percorrerá até chegar a realizar a ação que você deseja, como dissemos anteriormente, seja ela comprar um produto ou baixar um arquivo etc.
No topo ou boca do funil, estão as pessoas que acabaram de tomar conhecimento da sua existência e muito provavelmente nem sabiam da existência do seu produto, essa é a etapa do funil com mais furos, já que aquela pessoa pode não se interessar pelo produto.
No meio do funil por questões óbvias existem menos furos nas laterais, já que a parte mais difícil você já conseguiu fazer, que é cativar o público, convencê-lo a continuar acompanhando suas publicações, a querer saber mais sobre você e o seu produto.
No topo do funil existem pouquíssimos furos nas laterais, já que aquela pessoa, além de cativada, ela já se convenceu de que entre todas as pessoas que oferecem esse produto na internet, você possui um diferencial que os outros não possuem.
O conceito dos níveis de consciência servem para fazer com que a roda do seu negócio continue a girar, para que você não fique para sempre vendendo para os mesmos clientes, o que impede o seu negócio de crescer.
Onde aprender mais sobre níveis de consciência?
Na minha plataforma você tem acesso a tudo o que você precisa saber para que a sua página no Instagram não seja apenas mais uma e chame atenção de todos que passarem por ela.
Ainda hoje, para muitas pessoas, a ideia de fazer dinheiro com o Instagram pode parecer muito difícil ou até impossível. Seguindo as minhas dicas e participando de todas as etapas do meu treinamento o crescimento do seu perfil é garantido.
Clique aqui para adquirir o Planner Permanente.
Publicar comentário