10 dicas + 1 bônus para usar os Stories do Instagram
O sonho de todos que usam o Instagram é cativar o público e fazer com que participem ativamente, seja com salvamentos, compartilhamentos ou comentários, mas como diz o ditado “Quem não é visto, não é lembrado” e se você não aproveitar os recursos que a plataforma oferece, ninguém vai saber da sua existência.
Cada ferramenta do Instagram funciona de uma forma e alcança resultados diferentes, por isso, conhecer cada uma delas é essencial para traçar sua estratégia de comunicação e atingir, de maneira eficiente, o seu público.
Nesse artigo preparei 10 dicas e um bônus sobre como usar os Stories do Instagram e aumentar seu engajamento.
Está curioso? Continue a leitura!
O que são os stories e para que serve?
Os Stories do Instagram surgiram em 2016 para publicação de fotos ou vídeos, ficam disponíveis por 24 horas e são o caminho mais curto e fácil para compartilhar experiências, contar histórias, criar empatia e aumentar a interação com os seguidores.
Esse recurso foi planejado para ficar no topo do perfil, em destaque, de fácil acesso e quem chega no perfil é a primeira coisa que chama a atenção e, pensando em você, preparei essas dicas para que possa colocar logo em prática e aumentar o seu engajamento com os Stories do Instagram.
Aproveite a leitura!
10 dicas + 1 bônus para aumentar o engajamento com os stories:
Os Stories do Instagram têm o poder de atrair e prender a atenção dos seguidores, permitindo que você interaja, se relacione e “dê uma cara” para a sua marca, afinal pessoas conversam com pessoas. Ou você prefere um bate-papo com uma inteligência artificial?
Prepare-se para ler um conteúdo que vai ensinar você a aumentar o engajamento do perfil usando os Stories do Instagram!
1. Escolha uma boa música
O Instagram tem variedade de músicas baseadas no seu perfil e permite que você explore por artistas, gêneros, estado de espírito e temas que vão do “Bom dia” até “Noites Românticas” para combinar com suas fotos ou vídeos e atrair mais visualizações.
2. Utilize os links para mandar seus seguidores para sua página
Com certeza você já viu em alguns stories um link com uma chamada para ação. Ele serve para levar as pessoas para o seu blog, loja online ou WhatsApp e é excelente para aumentar as visualizações do seu site, promover seus produtos e serviços e permite um contato direto com o cliente.
3. Abra caixinha de perguntas diariamente
A caixinha de perguntas nos Stories do Instagram serve para conhecer a opinião dos seguidores, ajuda a aumentar o engajamento e, com isso, o conteúdo é entregue para mais pessoas.
4. Use as enquetes para interagir com o público
Com apenas um clique, já acontece a interação com o perfil e, o principal é que, além da visualização, existe a resposta, aumentando o alcance dos Stories do Instagram, já que ele é entregue para mais pessoas.
Lembre-se de escolher um assunto relacionado ao seu nicho, que faça sentido para os seguidores e aproveite para perguntar o que eles querem ver no seu Instagram.
5. Use bons filtros nas suas fotos nos stories
Os Stories do Instagram e seus filtros caíram no gosto popular e formam um casal perfeito, com categorias definidas pela plataforma e outras criadas pelos próprios usuários, sejam eles influenciadores digitais ou não, que ficam disponíveis para você salvar e usar depois.
6. Crie uma sequência e publique vários stories de uma só vez
Desde setembro, os Stories do Instagram passaram a ter duração de 60 segundos (eu sei que nem todas as contas têm essa atualização), bastando você segurar o botão central para o vídeo começar a ser gravado e a própria plataforma faz a divisão do vídeo em quantas partes forem preciso e publica na ordem certa.
7. Marque pessoas que você gosta e segue nos stories
A ideia aqui é mencionar outras contas do seu nicho e repostar os Stories do Instagram em que você foi citado, criando uma rede de relacionamento e muitos influenciadores também adotam essa estratégia para atrair os seguidores de outro perfil.
8. Adicione sua localização
Se você usa a localização, quando alguém procurar por esse local, seus Stories do Instagram poderão ser exibidos na aba Explorar, ajudando sua empresa a se destacar.
Se você tem uma loja física, as pessoas podem clicar na localização e saber exatamente onde fica, além de aumentar o reconhecimento e a descoberta orgânica da sua empresa; no caso da loja virtual, você pode marcar a sua cidade ou bairro e aumentar as chances de atrair clientes e gerar vendas.
9. Use hashtags
As hashtags (#) ajudam a identificar um assunto relacionado a um tema específico e atraem os interessados no tópico abordado, permitindo alcançar um público mais amplo ou de uma região do seu interesse.
Para saber mais sobre as hashtags e outros fatores de engajamento, sugiro ler o artigo Instagram para Iniciantes: O Guia completo e definitivo, preparado especialmente para você que está dando seus primeiros passos.
10. Legende seus vídeos
Pense que nem sempre as pessoas estão com fone de ouvido, ou em um local que não podem ouvir o áudio e, principalmente, nos deficientes auditivos; sem legenda, todos vão pular os seus stories e passar para o próximo.
Legendar seus Stories do Instagram faz com que o conteúdo seja acessível e inclusivo, permite maior alcance e interação e torna seu perfil mais relevante.
Dica bônus — Tenha uma rotina de conteúdos
O algoritmo prioriza quem é ativo na plataforma e sua presença diária ajuda a fidelizar os seguidores e aumentar o engajamento.
Para ter uma rotina de conteúdo, você pode dividir um assunto em pequenas partes e postar nos Stories do Instagram ao longo do dia.
Uma dica de ouro é ter um Planner de Conteúdo para ajudar você na estratégia, produção de conteúdo e aumentar o engajamento nos Stories do Instagram.
É possível monetizar os stories?
O Instagram se tornou uma ferramenta de negócios e, se você tiver presença constante e público engajado, pode monetizar os Stories do Instagram vendendo como afiliado, divulgando sua loja online ou parcerias com outras marcas e os seguidores podem comprar o selo de apoiador da live e ter o comentário em destaque.
Mas, antes de pensar em monetizar os Stories do Instagram, você precisa: ter uma conta comercial ou de criador de conteúdo, saber se é elegível para monetização (Configurações > Criador de Conteúdo/Negócios > Status da Monetização), conhecer e aceitar as Políticas da plataforma.
Descubra todos os passos para deixar seu Instagram em outro nível!
Segundo pesquisa da Opinion Box, 84% do público da plataforma é jovem (entre 16 a 29 anos), 58% prefere ver os Stories do Instagram do que o feed e 86% segue perfis de empresas.
Se você quer aumentar o alcance dos Stories do Instagram, você precisa estar presente todos os dias, seja com enquetes, vídeos, abrindo caixinha de perguntas ou aplicando as dicas que listamos aqui.
Mas para ir além, você pode mesclar todas essas dicas, tornar seu conteúdo mais interessante, conquistar mais interações e mostrar para os seguidores que você é uma pessoa com quem eles vão adorar se relacionar.
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