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6 livros sobre vendas que todo produtor digital deveria ler

livros sobre vendas

Com a leitura desenvolvemos a criatividade, raciocínio lógico, imaginação, comunicação eficiente,  habilidades e conexões com as pessoas, adquirimos conhecimento sobre vários assuntos, desenvolvemos e estimulamos nossa capacidade de concentração e transformamos a escrita.

Mas apesar da importância do hábito da leitura para a nossa formação, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro na vida, segundo a publicação Retratos da Leitura no Brasil.

No entanto, o 3º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2022, referente ao primeiro trimestre deste ano, do Nielsen Bookscan e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra aumento na venda de livros no país, registrando mais de 14 milhões de unidades.

Confira essas 6 sugestões de livros sobre vendas que todo produtor digital deve ler para ter argumentos e quebrar objeções e conhecer os melhores métodos persuasivos para vender com o seu Instagram e transformar sua audiência em lucro.

Aproveite a leitura!

Livro 1: Venda ou Seja vendido: Como Trilhar o Seu Caminho nos Negócios e Na Vida, de Grant Cardone

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A venda é essencial em qualquer tipo de negócio, sem ela não existe dinheiro, crescimento e desenvolvimento e o livro mostra o quanto somos vendedores, em diferentes áreas da vida e põe por terra algumas barreiras.

O autor mostra, com histórias reais:

  • princípios, técnicas e abordagens necessárias para dominar a arte de vender em qualquer nicho;
  • como lidar com a rejeição e reverter situações negativas; e
  • como diminuir os ciclos de vendas e a garantir que sejam bem-sucedidos.

É didático, linguagem simples, de fácil entendimento, com atividades ao final de cada capítulo e é um dos livros sobre vendas indicado para todos, independente com o que você trabalha, já que a venda é o motor de qualquer economia. 

Para Cardone, as vendas são realizadas a cada troca de ideias ou comunicação e, em algum momento, você precisará convencer outras pessoas a respeito de alguma coisa.

Em todas as avaliações de livros sobre vendas, a opinião é unânime: “um guia para efetivamente vender a si mesmo, seus produtos e suas ideias para qualquer pessoa”.

Grant Cardone é conhecido mundialmente por suas palestras e cursos com foco principal em promover ideias voltadas ao empreendedorismo, vendas e motivação; é CEO da Cardone Capital, fundo de investimento criado por ele e  autor de 6 livros sobre superação e motivação. 

O livro está disponível nas versões física e digital, foi publicado em maio de 2021 pela Editora Alta Books e tem avaliação 5 estrelas na Amazon.

Livro 2: Eu, vendedor, de Paulo Maccedo

As estratégias de Marketing servem para atrair o público e promover o interesse por seu produto, seja através de um anúncio ou do conteúdo publicado nas redes sociais para divulgar ou provocar aproximação. 

O Cenário de Vendas no Brasil — Edição 2021, relatório produzido pelo LinkedIn, mostra a capacidade de adaptação dos vendedores e empresas, a preferência por compras on-line e os vendedores tendo as redes sociais como principal meio de conversão, com base na experiência, confiança, transparência e carisma.

Os dados mostram a importância de ser um bom vendedor e o livro mostra como desenvolver essa habilidade para vender ideias, produtos ou serviços, viver de comissões e construir um patrimônio com esses ganhos. 

De acordo com o próprio autor, “você terá um guia com insights, dicas e técnicas para ser um verdadeiro homem de vendas” e aprenderá tudo o que você precisa para crescer na vida, nos negócios, gerar valor na vida de outras pessoas e tornar a própria vida mais lucrativa. 

Paulo Macedo é escritor best-seller, copywriter de resposta direta, professor e palestrante, reconhecido como o autor dos melhores livros nacionais sobre copywriting. 

O livro está disponível nas versões física e digital, foi publicado em agosto de 2018 pela DVS Editora com avaliação 4 estrelas na Amazon.

Livro 3: As Armas da Persuasão, de Robert Cialdini 

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Persuasão é uma estratégia de comunicação que utiliza recursos emocionais para inspirar a aceitação de uma ideia ou realizar uma ação e as pessoas gostam de motivos para justificar seus atos.

Pesquisas realizadas pelo autor e outros profissionais citados no livro, comprovaram a tese que existem 6 princípios psicológicos básicos para persuadir, já que o cérebro recebe estímulos que atuam no inconsciente e influenciam diretamente na tomada de decisão, nos levando a agir com base em  experiências já vividas e “no automático”.

Somos muito diferentes, mas existe muito em comum: gostamos de nos sentir importantes, receber elogios, ser percebidos, ouvidos e valorizados e, por isso, a comunicação deve ser estruturada para convencer o leitor a adquirir sua ideia, produto ou serviço. 

As 6 técnicas para estudar, aplicar no conteúdo, transmitir confiança e conquistar mais pessoas são: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade  e escassez.

Robert B. Cialdini é o psicólogo social mais respeitado quando o assunto é influência e persuasão e, por isso, considerado “padrinho da influência” e “pai da persuasão”, é autor de vários livros sobre o assunto, palestrante e professor. 

O livro já vendeu mais de 5 milhões de cópias, foi traduzido para mais de 40 idiomas, está disponível nas versões física e digital, publicado em julho de 2012 pela Editora Sextante e avaliação 5 estrelas na Amazon.

Livro 4: Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

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O livro aborda um ponto sensível no comportamento humano: a melhor maneira de se relacionar com pessoas e se comunicar bem é importante, principalmente para o vendedor que deseja sucesso. 

Leitura indispensável para quem trabalha com vendas e aborda princípios como:

  • faça as pessoas se sentirem importantes e isso fará com que elas tenham afeto por você;
  • antes de criticar, elogie — uma das melhores formas de obter concordância;
  • respeite as opiniões dos outros;
  • fale de seus próprios erros;
  • faça perguntas inteligentes; e
  • não envergonhe as pessoas.

Dale Carnegie é pioneiro no relacionamento interpessoal, autor de best-sellers, palestrante e fundador da Dale Carnegie Training, em 1912 — referência na formação, preparação e aprimoramento de características de liderança. 

O livro, um dos maiores best-sellers do mundo, teve a primeira edição em 1936 e até hoje seus conceitos são válidos, vendeu mais de 50 milhões de cópias, está disponível na versão física, é comercializado pela Companhia Editora Nacional e tem 5 estrelas na Amazon.

Livro 5: Spin Selling: Alcançando Excelência em Vendas, de Neil Rackham

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O autor mostra que para abordar vendas grandes e complexas no mercado B2B, é preciso ter uma metodologia estruturada e depois de uma série de pesquisas, com mais de 30 mil vendedores, criou o método SPIN, que permite identificar as necessidades de potenciais clientes através das perguntas certas.

Esse processo é dividido em 4 etapas: 

  • Situação (conhecer o cliente), 
  • Problema (identificar a dor dele), 
  • Implicação (consequências dos problemas) e 
  • Necessidade (oferecer a solução que o cliente precisa) e permite otimizar resultados, desenvolver os melhores argumentos e gerar valor para os clientes.

Neil Rackham é autor, consultor, acadêmico e criador do SPIN Selling, uma das metodologias de vendas mais famosas.

O livro, lançado em 2008 pela Editora M. Books, tem 5 estrelas na Amazon e até hoje é considerado um manual de vendas com estratégias práticas, focadas na necessidade do cliente, para você ser um melhor vendedor.

Livro 6: Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI, Rafael Rez

Com várias atividades durante o dia e a quantidade de informação disponível, tempo e atenção são o que as pessoas têm de mais valioso e a única maneira de conseguir que direcionam eles para você, dependerá do conteúdo que você produz.

Como dito pelo próprio autor, o livro aborda “o marketing de conteúdo em todas as suas formas, cores e sabores, passando pelo planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais.” 

Você, produtor digital que quer mais resultados, encontra um guia detalhado e prático com as melhores estratégias de marketing de conteúdo, o melhor tipo de conteúdo para cada etapa do funil de vendas e a importância dos “3 C’s” do conteúdo digital: consistência, continuidade e convencimento, indo muito além dos livros sobre vendas.

Rafael Rez é fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica, co-fundador da Nova Escola de Marketing, empreendedor e consultor, iniciou na internet em 1997, seu livro foi lançado em novembro de 2016 pela DVS Editora e tem 4,7 estrelas na Amazon.

Venda com o seu Instagram e transforme sua audiência em lucro!

Esses 6 livros sobre vendas mostram que todos somos vendedores e as estratégias de marketing baseadas nos princípios da persuasão permitem conhecer o cliente e seus problemas, produzir conteúdo valioso e muito mais. 

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