Instagram para iniciantes: O Guia completo e definitivo
O Instagram é uma das melhores plataformas para aumentar o alcance e comercializar produtos, tem taxa de engajamento 4 vezes maior que o Facebook, conforme o Relatório de Engajamento da MLabs. Permite compartilhamento de fotos e vídeos e explorar todos os recursos é fundamental para crescer o perfil e vender mais.
Esse artigo, chamado carinhosamente de Instagram para Iniciantes: O Guia completo e definitivo, foi preparado especialmente para você que está dando seus primeiros passos.
Você vai entender sobre algoritmo, planejamento da linha editorial, principais fatores de engajamento e os tipos e formatos de posts para dominar o Instagram e vender mais.
Vamos começar!
Entendendo o algoritmo do Instagram
Se a sua maior preocupação é entender o algoritmo do Instagram, saiba que você não está sozinho.
Ele é uma sequência de instruções sistemáticas para resolver um problema ou executar determinada tarefa, se aplica às tarefas diárias de programas complexos de computador e serve para identificar o comportamento do consumidor na internet.
Quando o assunto é tecnologia, o algoritmo está presente, seja nas buscas do Google, no feed do Instagram ou no Spotify — sugerindo “novidades” com base nas suas escolhas e preferências.
No Instagram, é responsável por determinar a ordem que as publicações são exibidas: ele não considera apenas a ordem cronológica da publicação, mas, também, métricas como engajamento e compartilhamentos, são atualizados com frequência e saber o que tem mais peso exige atenção às mudanças.
As principais métricas são:
- Atividade — interações que acontecem na sua conta;
- Conteúdo — quantidade de visualizações de cada publicação;
- Público — localização, gênero e faixa etária dos seguidores; e
- Stories e Reels — número de visualizações e interações.
São informações fundamentais para traçar e ajustar estratégias e a intenção da plataforma é que os usuários aproveitem ao máximo, tenham um feed personalizado, baseado no que interessa.
Além de priorizar conteúdos em vídeo, o Instagram permite definir o que deseja ver primeiro no feed: se as publicações dos perfis definidos como favoritos ou todos que você segue, organizado pela ordem de postagem.
Continue a leitura e saiba como criar sua linha editorial e bons conteúdos para alcançar um bom engajamento, dominar o Instagram e aumentar as vendas.
Crie a sua linha editorial
O QUE EU VOU POSTAR HOJE? Essa dúvida é comum a todos os iniciantes e pode parecer difícil saber o que postar e ter ideia de conteúdo para os 365 dias do ano, mas você resolve com a ajuda de um bom Planner de Conteúdo.
O primeiro passo é criar a sua linha editorial, ou seja, definir o tema que vai abordar no perfil, com base no interesse do seu público-alvo e seus objetivos estratégicos, já que é ela que vai direcionar a produção de conteúdo interessante e ajudar no crescimento orgânico do seu perfil.
Para criar sua linha editorial, defina:
- público — é com ele que você vai se comunicar e relacionar;
- objetivos e estratégia — o que você quer atingir com o perfil e como vai fazer isso;
- assuntos — o que vai abordar, conforme o interesse do seu público;
- planejamento de conteúdo — saber, com antecedência, o que postar, em quais dias e em qual formato.
Conheça bem o seu público, identifique o que ele quer saber e quais dúvidas têm, defina o tema principal e divida em assuntos menores para criar a linha editorial; analise as métricas, veja o que está dando certo, a frequência das postagens, faça testes e ajustes, se for necessário.
E como faço para produzir um bom conteúdo? Esse é o próximo tópico do nosso guia Instagram para iniciantes.
Confira!
Produza um bom conteúdo
Você já ouviu que “qualidade é melhor que quantidade”, não é mesmo? Mas o Instagram prioriza a sua constância, a sua permanência na plataforma e, por isso, você deve, sim, se preocupar com a quantidade de vezes que aparece para os seus seguidores.
Seu foco deve estar voltado para fazer vários posts que atendam às necessidades dos seus seguidores, com um conteúdo que, além de responder às dúvidas do público, esteja no formato que eles preferem.
O Instagram permite posts em vários formatos, é ideal para quem faz uso dele pelo celular e a variedade de recursos visuais e ferramentas para edição de imagens e vídeos, já dão uma pista sobre qual deve ser o seu ponto de partida.
E como faço para ter resultado? Continue a leitura das nossas dicas!
Para criar um bom conteúdo:
- atenda às necessidades do seu público, responda às dúvidas e proporcione uma experiência agradável na visita ao seu perfil;
- varie os formatos de conteúdo entre posts no feed, stories, Reels e carrossel, analise as métricas, veja o que mais atrai novos seguidores, gera comentários e compartilhamentos;
- foque em ensinar e informar sobre o seu nicho, mostre os bastidores e suas experiências, se relacione criando enquetes;
- faça repost de clientes usando o seu produto; e
- use as ferramentas de pesquisa para saber os assuntos que estão em alta no seu nicho.
- Dica extra — ferramentas de pesquisa que ajudam você na produção de conteúdo: aba Explorar do Instagram, Google Trends e Answer The Public.
O Instagram permite uma infinidade de possibilidades e combinações para você educar, gerar valor, entreter, inspirar, se relacionar, aumentar a visibilidade do perfil, vender mais e fidelizar seus clientes.
Principais fatores de engajamento
O engajamento é uma das formas de analisar a interação com o conteúdo, inclui curtidas, comentários, visualizações, compartilhamentos, ganho ou perda de seguidores e ajuda a entender o desenvolvimento do perfil.
Por ser um dos fatores utilizados pelo algoritmo para definir a probabilidade de você aparecer no feed dos seguidores, é importante avaliar essa métrica para saber quais são os conteúdos mais atrativos e relevantes e ajustar se for necessário.
Hashtags
As hashtags (#) classificam e identificam um assunto relacionado a um tema específico, mostram para o algoritmo do que trata o seu post e ajudam a atrair os interessados no tópico abordado.
Na hora de planejar as hashtags, siga essas dicas:
- identificam o seu nicho;
- têm relação com o assunto do post;
- as mais específicas (menos de 100 mil publicações);
- use a aba Explorar para encontrar termos semelhantes;
- se relacionam com o público;
- use termos pequenos;
- não use sempre as mesmas;
- cuidado com as hashtags proibidas.
A Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina, fez uma lista com as 100 hashtags mais usadas, mas não adianta copiar e colar se não tiver relação com os tópicos que listamos aqui no Guia Instagram para iniciantes.
Palavra-chave no nome de perfil
Em abril, um relatório da We Are Social e da Hootsuite, mostra o Instagram como a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários.
Daí a importância de usar palavras-chave no nome da sua conta, na descrição da bio e nos conteúdos, já que elas são usadas para pesquisar tema, produto e até um local no Instagram, resumem os temas principais do texto, identificam ideias importantes e mostram o seu conteúdo para o público interessado.
Repost de outros perfis
É uma maneira de compartilhar diferentes tipos de publicação, no feed ou stories, de preferência, a partir do perfil que fez a publicação original; mas se o conteúdo for protegido, não viole os direitos de imagem.
Esse recurso ajuda a alcançar novas contas com conteúdos interessantes, gera engajamento com o perfil que publicou o post e com os seguidores desse perfil.
Guest posting
Originalmente, guest posts são artigos escritos por convidados e publicados no seu blog ou ao contrário; quando escritos por especialistas no assunto, ajudam a criar autoridade e você pode usar essa estratégia para conquistar novos seguidores e crescer, de forma orgânica, o seu perfil.
Collabs
Significa exatamente o que você está pensando: colaboração.
O post colaborativo permite que as contas envolvidas alcancem, de forma orgânica, a audiência do outro perfil e ajudem a conquistar mais seguidores, mas lembre-se de usar essa estratégia com perfis que tenham público semelhante ao seu.
Tipos e formatos de posts
Eu costumo dizer que “se você quer crescer com consistência, visando longo prazo e um perfil saudável, produza conteúdos em todos os formatos”.
O Feed é a tela inicial do seu perfil, onde aparecem as imagens, vídeos e textos e ficam em destaque quando chegam na sua página.
E com tantos formatos disponíveis na plataforma, como escolher o melhor?
Essa escolha é tão importante na estratégia quanto o planejamento editorial, por isso continue a leitura do Guia Instagram para iniciantes para saber mais.
Stories
Visíveis por 24h, contam com vários recursos – filtros, gifs, links, menção a outros perfis, enquetes, músicas – podem ser adicionados aos Destaques do seu perfil, tamanho padrão é de 1080 × 1920 px e vídeos de até 60 segundos.
Imagem estática ou post simples
É o tipo de post que usa apenas uma imagem e todas as informações estão nela, sendo ideal para destacar o conteúdo que está no legenda. O formato é excelente e aparece neste guia de Instagram para iniciantes justamente pela sua facilidade e resultados.
O formato Retrato (ou vertical) é o que uso para esse tipo de post, tem as medidas de 1080px de largura por 1350px de altura e permite que o usuário veja a tela por completo no celular, proporcionando uma melhor experiência para ele.
Carrossel
Permite usar, no mínimo, 2 e no máximo, 10 imagens, sejam fotos, vídeos ou uma mistura de ambos, no formato quadrado, com 1080px x 1080px.
Por ser um conteúdo mais extenso, gera mais retenção, engajamento, dá um ar profissional, permite um conteúdo maior, mais elaborado e como é focado no visual, fica agradável de ver.
Um relatório da Socialinsider mostra a importância do post carrossel para o algoritmo e como a taxa de engajamento aumenta, por isso acaba se tornando uma das principais ferramentas de instagram para iniciantes.
Reels
Lançado em 2019 para competir com a concorrência, permite vídeos de até 90 segundos e tem recursos para edição na própria plataforma, possibilidade de compartilhar no feed e stories, a divulgação na aba Explorar é priorizada pelo Instagram, deve ser com a tela na vertical e com 1080 × 1920 px.
Hoje é um dos recursos mais usados na plataforma para aumentar o engajamento e atrair seguidores novos, permite a criação de vídeos criativos, com vários efeitos e filtros, entre outros recursos.
- Dica extra — hoje não está tão em alta, mas as lives são excelentes para reter a atenção, conquistar seguidores, aumentar o alcance do perfil com conteúdos dinâmicos, como: entrevistas, divulgação de produtos e convidar um seguidor que está presente para participar.
Domine o Instagram e aumente muito suas vendas!
Nesse Guia Instagram para iniciantes mostramos um passo a passo para você começar sem medo, entender como funciona o algoritmo, saber o que mais engaja na plataforma e os tipos e formatos de posts.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre a melhor estratégia para ter resultados e a Comunidade C+ Digital revela o que funciona para você dominar o Instagram, crescer seu perfil e aumentar as vendas.
Publicar comentário