Crescimento orgânico no Instagram: segredos que ninguém te conta
O Instagram é a principal rede quando se pensa em engajamento e o relatório “Tendências e Comportamentos Digitais 2022”, da Comscore, mostra que a plataforma alcançou 68% das interações e 50% dos comentários.
Para aumentar a visibilidade, o alcance e conquistar uma base de seguidores fiéis, você precisa, além de estratégias, se relacionar, interagir e conquistar a confiança do público, com um conteúdo interessante e que atenda às necessidades dele.
Com tráfego pago, você precisa investir em anúncios e links patrocinados e o resultado é rápido; no orgânico, demora mais, mas a audiência é fiel e engajada e não precisa gastar nada.
Para saber como ter um crescimento orgânico no Instagram, continue a leitura.
O que é o crescimento orgânico no Instagram
Pensar em algo orgânico nos remete a produtos naturais, sem agrotóxicos e químicas, e no Marketing Digital não é diferente.
O Outbound Marketing, aquele que interrompe, é coisa do passado e fazer publicidade atrapalhando a distração do consumidor, afasta os potenciais compradores, já que quem está nas redes sociais não quer anúncios.
Atrair o consumidor com conteúdo interessante e relevante e, só depois, pensar em vender é o objetivo do Inbound Marketing, também chamado de Marketing de Atração, onde você informa, se relaciona e, com a continuidade, formar um público fiel.
A produção de conteúdo de qualidade ajuda na jornada de compra, constrói vínculos com potenciais clientes, provoca mudanças na vida deles e contribui para o seu crescimento orgânico no Instagram.
Com consistência, dedicação, pesquisa e um bom material informativo, as pessoas encontram o que realmente procuram, seu post é valorizado e compartilhado e, naturalmente, elas voltam, compram e indicam o seu produto.
Mas como saber qual tipo de conteúdo produzir para envolver a audiência, oferecer soluções e crescer de forma orgânica no Instagram?
Nesse artigo você vai saber tudo isso e muito mais.
Segredos que não te contam sobre o crescimento orgânico
Não tem mágica e nem fórmula pronta! Se você quer crescer, construir autoridade, ser referência, ter conexão e engajamento, gerar senso de comunidade e transformar esses seguidores em clientes.
Você só precisa aprender as estratégias que funcionam para um crescimento orgânico no Instagram e desvendar os segredos para alavancar o seu perfil, chamar a atenção, despertar a curiosidade e levar sua audiência a agir.
Preparados?
1. Conheça muito bem o seu público-alvo
O Instagram é a rede social mais querida pelos brasileiros e você deve aproveitar essa oportunidade para conhecer o seu público-alvo, criar conteúdo para atrair, relacionar e gerar vendas com base em um planejamento estratégico para atender às necessidades específicas dele.
Pense no seu perfil como um agente de transformações que você pode gerar, avalie o nível de consciência na jornada de compras e as motivações que levam as pessoas a te seguir.
Segundo a Hotmart, “público-alvo é a parcela da população para a qual se destina sua mensagem, serviço ou produto e pode ser definido por região, classe social, poder de compra, faixa etária, sexo, comportamento e preferências”.
2. Escolha bem as suas hashtags
As hashtags servem para classificar e identificar um assunto relacionado a um tema específico a partir do símbolo # e é comum em sites, mídias sociais e aplicativos.
De acordo com o site Tech Tudo, a hashtag foi criada em agosto de 2007, no Twitter, pelo designer Chris Messina como forma de agrupar as mensagens, permitindo a busca por um conteúdo específico e ficar ciente da discussão sobre o assunto.
Na hora de escolher as hashtags, use as que são relacionadas ao seu perfil, nicho, público e post e, usadas de forma estratégica, aumentam o crescimento orgânico do seu perfil no Instagram e atraem potenciais clientes.
3. Crie uma identidade visual incrível
Uma imagem vale mais que mil palavras e identifica sua marca, nicho e produto e, mesmo que a mensagem não tenha nenhuma palavra, ao observar as imagens você sabe exatamente do que se trata.
O Instagram foi criado para ser um aplicativo de compartilhamento de fotos e ter uma identidade visual incrível na plataforma ajuda a fixar sua marca, atrair mais pessoas para o perfil e converter os visitantes em seguidores e estes em clientes.
A identidade visual bem pensada deve ser simples e única para ser reconhecida, visualmente atraente e transmitir a imagem que você quer passar para seu público-alvo.
4. Publique sempre as melhores imagens no seu feed
O Instagram é extremamente visual e favorece fotos incríveis, por isso use a criatividade para deixar o feed harmônico, atrativo como uma vitrine com as melhores imagens.
Sejam essas imagens fotos suas, de viagens ou qualquer outra situação, ou que você encontrou na internet e acha que cabe no contexto do seu post, procure sempre publicar apenas as melhores imagens.
5. Conte a sua história
As redes sociais foram criadas para conectar as pessoas com interesses em comum e permite comunicação imediata, seja com um like, comentário ou compartilhamento.
Contar a sua história, um pouco do seu dia, o que você faz, como surgiu a sua empresa, as dificuldades e conquistas ajuda a aproximar, permite relacionamentos e troca de experiências.
6. Interaja com seu público
Não adianta só postar, as redes sociais são uma via de mão dupla e permitem conversas e convivência em um ambiente virtual.
Você precisa se relacionar com seu público, formar uma rede amigável, criar ligações verdadeiras, demonstrar que os seguidores podem confiar em você e no seus produtos.
7. Use o Reels
Eu já contei que no começo o Instagram era legal para postar foto, depois foi a vez do carrossel com fotos do seu produto e agora os vídeos tomaram conta das redes sociais.
O Reels é uma ótima oportunidade para um conteúdo educativo, mostrando seu produto e como ele funciona e, assim, aumentar a visibilidade e as vendas.
8. Invista nas lives
Esse recurso do Instagram se popularizou na pandemia contribuindo para as pessoas não se sentirem sozinhas e permite a comunicação à distância.
Aposte nas lives para interagir em tempo real, melhorar o alcance e conhecimento do seu perfil, engajar e fidelizar seus seguidores.
Existe um limite de crescimento orgânico no Instagram?
Ao pesquisar para produzir esse conteúdo para você, confirmei que o céu é o limite e tudo só depende da sua estratégia e dedicação.
O Instagram tem mais 2 bilhões de pessoas ativas, que passam quase uma hora no aplicativo todos os dias e o perfil com maior número de seguidores é o do Cristiano Ronaldo (quase 500 milhões) e, em uma olhada rápida no perfil dele, nenhum post é patrocinado.
Por ele ser quem é, não precisa das redes sociais para se promover e nem vender nada — basta continuar jogando bola como ele faz.
Para ter crescimento orgânico no Instagram, você só precisa de um Planner de Conteúdo para saber o que postar todos os dias, se tornar autoridade no seu nicho, incentivar engajamentos e aumentar as vendas.
É melhor investir em tráfego pago?
A resposta depende do seu objetivo, do tempo e dinheiro disponíveis que você tem.
Tráfego significa quantos visitantes a rede social recebe e como eles chegam até você — no crescimento orgânico, eles chegam através do Google ou outros buscadores, por indicação, compartilhamentos de conteúdo ou qualquer outra forma espontânea.
Crescer de forma orgânica demora, mas traz uma audiência verdadeira, fiel e engajada; já o tráfego pago tem retorno mais imediato e exige investimento financeiro.
Se você tiver verba, pode aliar as duas estratégias, investindo em posts patrocinados e produzindo conteúdo interessantes para a sua audiência.
Descubra os principais segredos do crescimento no Instagram
“O algoritmo muda toda hora! Posto todo dia, mas nada acontece!” Se você já falou isso, fique calma!
Você não está sozinha e isso tem solução. O ponto de partida é saber que não existe o pulo do gato, atalhos ou hacks para ficar rica do dia para noite.
Com a Comunidade C+ Digital você descobrirá os segredos do crescimento orgânico no Instagram com um método para aplicar estratégias práticas e objetivas, um checklist diário de fácil compreensão para transformar seguidores em clientes
Eu sou Carol Luchi. Sou mestre em Marketing Digital e atuo há dois anos exclusivamente com crescimento orgânico do Instagram através dos Reels e de posts de conteúdo.
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