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Engajamento do Instagram: 7 Dicas eficazes para você

engajamento do instagram

O Instagram figura na terceira posição no ranking de redes sociais mais usadas por brasileiros, com aproximadamente 122 milhões de usuários ativos. Por conta do grande volume de pessoas usando a rede social, o Instagram se tornou a maior vitrine do mundo!

Na prática, o Instagram pode funcionar como um grande shopping de relacionamentos e vendas, reunindo, a dois cliques de distância, o vendedor e o comprador, o produtor de conteúdo e o seu leitor.

Para ajudar os produtores de conteúdo e vendedores a venderem mais, a rede social conta com maneiras próprias de fornecer engajamento para as contas daqueles que souberem usar esses segredos!

Então, se você quer saber quais são os segredos para aumentar o engajamento do Instagram, aumentar suas vendas e de quebra criar relacionamentos vantajosos para você, continue lendo este artigo até o final!

X dicas para aumentar o engajamento

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As dicas abaixo vieram de uma grande experiência usando o Instagram todos os dias não só para vender mais, mas para produzir um bom conteúdo e atingir um maior número de pessoas diariamente.

Leia abaixo as 8 dicas para aumentar o engajamento do Instagram.

Dica 1: Mantenha uma frequência de conteúdo

Quem trabalha com produção de conteúdo, pode acabar caindo no erro de pensar que não há necessidade de manter uma frequência de postagens, mas isso pode acabar prejudicando o seu crescimento.

Acontece que o Instagram trabalha com um algoritmo que relaciona as suas postagens com a interação do público com o seu conteúdo. Ou seja: o algoritmo aprende a divulgar melhor o seu conteúdo quanto mais você posta e quanto mais as pessoas interagem com ele.

Por isso, manter uma boa frequência de postagens é fundamental para aumentar o engajamento do Instagram!

  • Dica: Para te ajudar a planejar melhor o seu conteúdo e a manter a frequência de publicações, eu criei um Planner perfeito que vai te ajudar não só por um mês, mas no ano inteiro,com 366 ideias de postagens para bombar o seu perfil! Clique aqui e confira.

Dica 2: Utilize diferentes formatos de posts

Uma das melhores formas de aumentar o engajamento do Instagram é utilizando diferentes formatos de posts, porque você acaba tendo mais liberdade criativa e, também, atingindo públicos que possuem preferências por um formato específico.

Os principais formatos do Instagram são:

  • Fotos ou imagens estáticas, bons para posts motivacionais e de mensagem;
  • Carrosséis de até 10 imagens, ideal para posts de tutoriais e quebra de padrão;
  • Reels, que são excelentes para engajar o público com humor;

Utilize, sempre que possível, mais de um formato, assim você não cansa a sua audiência com postagens repetitivas e que podem acabar ficando todas iguais.

  • Dica: Se você acaba ficando na indecisão de qual formato utilizar, o Planner Permanente vai te ajudar a sair desse bloqueio rapidamente. Com 366 ideias de posts em formatos diferentes, o Planner te ajuda a planejar e lembrar de publicar. Clique aqui e confira.

Dica 3: Publique sempre em bons horários

No marketing, aprendemos com o grande Claude Hopkins, que tudo é uma espécie de teste. Para o Instagram, isso inclui os horários de postagem. Por quê? Porque, como uma pesquisa do Sprout Social descobriu, existem horários mais comuns de uso entre os usuários.

É claro que esse horário não é uma regra e você deve conduzir seus próprios testes para perceber qual o melhor horário para aumentar seu engajamento do Instagram. Mas ter como base os seguintes horários ajuda bastante:

  • Domingo: geralmente entre as 10 e 14 horas;
  • Segunda: das 11 às 17 horas pode ser muito bom;
  • Terça: das 9 às 18 horas também pode ser bom;
  • Quarta: entre 11 e 15 horas;
  • Quinta: também entre 11 e 15 horas;
  • Sexta: entre 9 e 16 horas; e
  • Sábado: a partir das 11 horas.

Como eu disse, não são fixos nem são regras os horários acima, mas são uma base para te ajudar a planejar melhor seu conteúdo e aumentar o engajamento do Instagram.

Dica 4: Escreva legendas criativas

Muitas pessoas dizem por aí que a maioria dos brasileiros não costumam ler, mas se isso fosse realmente verdade, você não estaria aqui agora lendo este artigo até aqui. O mesmo princípio vale para as legendas de Instagram.

Sim, os usuários leem as legendas que você publica! Por isso, você não pode deixar de escrever coisas criativas, que chamem a atenção das pessoas e façam elas engajarem com você.

As legendas são uma das partes mais importantes do seu argumento de vendas, por isso você deve prestar bastante atenção quando for criar as suas.

  • Dica: Você pode planejar não só o seu conteúdo dos Reels, imagens e carrosséis, como também suas legendas, usando o Planner Permanente que eu criei. Clique aqui e confira!

Dica 5: Interaja com o seu público

Diante de legendas criativas e de um bom conteúdo, é mais que provável que sua audiência queira interagir com você de alguma forma. Claro que essa interação pode se dar em mais de um lugar, por exemplo:

  • O Direct, para uma conversa mais direta;
  • Os comentários de suas postagens, onde você pode tirar dúvidas pontuais sobre um assunto específico;
  • Os stories, com a caixinha de perguntas para tirar dúvidas; e
  • As lives, onde você pode interagir ao vivo com seu público.

Dica 6: Utilize a localização do Instagram

Postar fotos e colocar uma localização faz com que sua postagem apareça nas imagens relacionadas àquele local. Ou seja: quando você utiliza a localização, sua postagem pode aparecer mais facilmente para pessoas interessadas naquela região.

Isso ajuda a aumentar o seu engajamento do Instagram porque mostra mais da sua vida para a audiência, que está sempre interessada em nossas histórias de vida e nosso conteúdo.

Então, quando estiver num lugar bonito e famoso, aproveite para marcar a localização e ver o que acontece com o seu perfil!

Dica 8: Faça lives com outros produtores de conteúdo

A última de nossas dicas pode aumentar o seu engajamento do Instagram mais rápido do que você imagina. Funciona assim: você convida algum produtor de conteúdo para uma live e divulga não só na sua, mas também no perfil do convidado.

Quando a live começar, tanto o seu público quanto o público do convidado vão comparecer para absorver o conteúdo de vocês, e aí você tem chances de interagir com pessoas que não conheciam seu perfil antes.

Assim, você pode ganhar mais seguidores e aumentar o seu engajamento mais rapidamente.

Por que é importante o engajamento para o crescimento do seu perfil?

Devemos sempre lembrar que o Instagram, ainda que seja uma grande vitrine para os seus produtos e serviços, ainda é uma rede social e existe para você interagir com outras pessoas, de qualquer lugar.

O Instagram, mais que uma máquina de vendas, é uma máquina de relacionamentos, e essa deve ser a base do seu marketing: um conteúdo humanizado, feito de uma pessoa para outras pessoas.

Quanto mais interações você tiver com o seu público, mais eles tenderão a falar sobre você, te compartilhar com pessoas que não te conhecem, republicar seus posts nos stories, e por aí vai.

Por isso, invista seu tempo em produzir conteúdo de qualidade e, acima disso, criar relacionamentos vantajosos.

O que dá mais engajamento no Instagram?

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Agora que você já conhece as principais dicas para aumentar o engajamento do Instagram, eu preciso te contar o que mais dá engajamento e explicar por que você deveria apostar nisso.

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo todo, com mais de um bilhão de usuários. Por que ele fez tanto sucesso se comparado com outras redes sociais? A resposta é simples: vídeos fazem sucesso!

No Instagram também é possível compartilhar vídeos, mas é ainda mais legal quando você posta vídeos curtos, bem editados e vê ele viralizando enquanto o algoritmo trabalha para você nos bastidores.

Os Reels caíram nas graças dos usuários do Instagram porque são simples, curtos e fáceis de consumir e até de fazer. Por serem tão bons para o engajamento, os Reels devem estar na sua estratégia de conteúdo a partir de agora. Faça e confira!

Domine os maiores segredos do engajamento do Instagram!

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Agora que você já conhece as melhores formas de aumentar o engajamento do Instagram, eu preciso te dizer que não acaba por aqui!

É quase impossível esgotar todos os segredos que vão levar seu perfil do zero ao sucesso em um único artigo. Por isso eu desenvolvi a Comunidade C+ Digital, meu curso completo sobre Instagram!

Nele, eu coloquei todos os segredos que me levaram até a marca que tenho hoje no Instagram, e que você também pode ter, se descobrir e aplicar os mesmos segredos que eu.

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