4 segredos para crescer no Instagram utilizando o Reels
Desde que foi lançada em 2020, os Reels têm feito muito sucesso no Instagram e se tornaram um dos principais elementos das estratégias de conteúdo de grandes produtores e empresas dentro da plataforma.
A ideia aqui é simples: gravar um vídeo de 15 segundos que divirta, entretenha e ensine algo para o seu público-alvo. E os tipos de Reels variam bastante dependendo da estratégia que você está utilizando.
Porém, o uso dos Reels já parece ser uma unanimidade entre os grandes players do Instagram e todos, ou a maioria, usa ou já usou o Reels em alguma de suas estratégias de conteúdo.
Os Reels são uma forte ferramenta para crescimento e engajamento do seu público-alvo, fazendo com que mais e mais pessoas sejam atingidas pelo seu conteúdo e, consequentemente, conheçam seus produtos ou serviços.
Então, se você quer saber quais são os 4 maiores segredos para crescer no Instagram utilizando os Reels e outras ideias importantes em conjunto, continue lendo este artigo até o final.
Por que o Reels funciona tão bem?
Antes de falar quais são os segredos para crescer no Instagram com os Reels, eu preciso te explicar por que eles funcionam tão bem para isso, como se dá o engajamento com os Reels e como você pode utilizar isso a seu favor.
A ideia por trás do Reels é muito simples: ele foi criado para ser concorrente do TikTok, que cresceu rapidamente no Brasil e no mundo graças a popularidade que os vídeos curtos ganharam nos últimos anos.
E essa parece ser a grande beleza desse formato: vídeos curtos e divertidos que podem ser consumidos mais facilmente do que vídeos de 3, 5, 10 ou até 20 minutos. Sendo justamente o tempo curto um fator decisivo para um bom Reels, você precisa ter bastante criatividade para fazer algo legal em pouco tempo.
Uma das grandes dificuldades em relação ao uso do Reels parece esse tempo curto, já que, para muitos, editar um vídeo pode ser difícil. Mas, se superada essas primeiras dificuldades, o resultado com certeza vai vir muito facilmente.
Pensando nisso, eu decidi contar alguns segredos que descobri utilizando o Reels em minha estratégia de conteúdo para crescer no Instagram logo abaixo.
Confira todos os segredos agora!
Segredos para crescer no Instagram com o Reels
1. Título chamativo
Ter um título chamativo na capa do seu vídeo ou logo na parte superior dele pode ajudar bastante no seu engajamento, já que, chamando a atenção do público, você consegue manter a pessoa mais tempo na frente da tela, te assistindo.
Isso é muito importante para o seu engajamento. Pense um pouco: se você escrever algo que chame a atenção das pessoas, atiçando sua curiosidade, por exemplo, elas se sentirão mais impelidas a ver o seu conteúdo.
Ou seja: um simples vídeo entre 15s e 30s pode ser o suficiente para aumentar o número dos seus seguidores.
Para dobrar suas chances de chamar a atenção do público, coloque o seu título também na legenda do Reels, porque muitos usuários não possuem áudio na hora que o vídeo começa a passar na tela.
2. Entretenha o seu público
Como eu disse logo acima, o Reels é uma ferramenta que ajuda no crescimento do seu perfil, mas que também serve para você entreter o seu público. E é aqui que você deve pensar e bolar uma boa ideia de vídeo, com base no que o seu público-alvo deseja ver.
Se você deseja atingir, por exemplo, o nicho de beleza ou maquiagem, pode apostar em Reels de tutoriais, dicas rápidas, dublagens, danças e trends, por exemplo. Outro bom formato é contar uma história no Reels.
Assim, você pode utilizar o humor e a curiosidade do público a seu favor, contando uma situação embaraçosa que pode já ter acontecido com eles em algum momento. Então, basta você propor a solução (seu produto) no vídeo e chamar as pessoas para te seguirem.
Quanto mais você entreter o seu público com Reels divertidos, mais e mais pessoas irão querer continuar te seguindo e, pela frequência e uso do algoritmo, mais e mais pessoas vão conhecer o seu conteúdo e você.
3. Hashtags fazem uma grande diferença
Diferente do YouTube ou de um Blog, que utilizam o SEO como fator de ranqueamento e busca em suas plataformas, o Instagram achou melhor trabalhar com Hashtags. Isso é bastante útil para nós.
Se você produzir um Reels, digamos, de uma viagem que você fez para a Europa e, na viagem, você visitou Paris ou o Louvre, então, na hora de publicar o seu Reels, pode utilizar algo como “#Louvre”, “Paris”, “Viagem”, etc.
As opções de hashtags são muitas e não é recomendado utilizar mais do que 20 a 30 hashtags por post. Isso pode acarretar em punições na plataforma, o que chamamos de Shadowban.
Para evitar que isso aconteça com você, é muito importante sempre ficar de olho em Hashtags proibidas e na quantidade de hashtags por posts no seu Feed. De qualquer modo, utilizar as hashtags corretas pode ajudar no crescimento e engajamento da sua conta no Instagram.
4. Tenha um planejamento dos seus Reels
Agora que você já sabe que para crescer no Instagram é muito importante utilizar o Reels na sua estratégia de conteúdo, você precisa planejar não só que tipo de Reels vai postar, mas quando postar.
O famoso algoritmo do Instagram se torna cada vez melhor à medida que você posta algo no seu Feed e seus seguidores interagem com seu conteúdo. Na prática, quanto mais você alimenta seu Feed, mais o algoritmo trabalha para te ajudar a crescer.
Por esse motivo, é importante sempre planejar as suas postagens, até para encaixar o Reels no seu planejamento, para não ficar algo perdido e desconexo entre si. Ou seja: o planejamento é a chave do negócio aqui.
Quanto mais tempo você dedicar ao planejamento dos seus Reels, melhores serão os seus resultados depois das postagens. Foque nisso durante um tempo até encaixar da melhor forma o Reels na sua estratégia.
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Vale a pena mesmo investir em Reels?
Investir em Reels na sua estratégia será muito benéfico para você, principalmente no começo, pois a tendência é que você já comece a melhorar seus resultados desde os primeiros Reels que publicar.
Se a sua ideia é crescer no Instagram, com o Reels esse objetivo se torna muito mais fácil de alcançar, até porque o Instagram tem dado grande importância para o formato em sua plataforma, já que precisa concorrer com o Tik Tok.
Colocando o Reels para somar com a sua produção de conteúdo tradicional (fotos, carrosséis, stories, etc.), você adiciona mais um fator de engajamento para o seu perfil, e isso é importante para crescer no Instagram.
Na prática, quanto mais ferramentas da plataforma você puder utilizar em suas estratégias de conteúdo, melhor para você, já que a variação de formatos torna seu perfil mais dinâmico para o seu público.
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Agora que você conhece e sabe a importância do Reels para crescer no instagram de maneira orgânica, atingir mais seguidores e aumentar seu engajamento, precisa entender que os segredos não param por aqui.
Na verdade, crescer no Instagram é mais um conjunto de fatores que precisam ser aplicados na prática para que você possa desfrutar dos resultados. Isso vai desde o uso constante do seu Feed até o uso diário dos stories.
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