A carregar agora

Marketing de afiliados: 5 passos para começar

Se você está buscando uma forma de fazer renda extra online, certamente já se deparou com o marketing de afiliados. Afinal, este é um mercado que vem se tornando um dos mais promissores para quem deseja ganhar dinheiro na internet.

Mas, será que você pode confiar 100% nesse negócio para crescer e lucrar no meio digital? Esta é uma dúvida que provavelmente você, assim como outros empreendedores iniciantes, deve ter. E a resposta é sim, pode confiar!

Isso porque o crescimento do marketing de afiliados é algo mais que evidente. Nos últimos 10 anos, este mercado cresceu cerca de 25%. Apenas em 2018, esse nicho movimentar nada menos que R$4bilhões no Brasil, segundo informal algumas pesquisas no setor.

Além disso, segundo pesquisa da Business Insider, cerca de 15% de toda receita gerada com publicidade se atribui ao marketing de afiliados.

Então, se você está pensando em iniciar no marketing de afiliados, mas está completamente perdido, não se preocupe!

Continua sua leitura e saiba mais sobre o que é o marketing de afiliados, as vantagens desse mercado. E veja também os 5 passos necessários para começar no marketing de afiliados. Confira!

O que é marketing de afiliados?

O Marketing de afiliados nada mais é do que uma forma de ganhar dinheiro na internet por meio da divulgação. Essa divulgação pode ser tanto de produtos digitais quanto de produtos físicos.

No entanto quando se fala em mercado de afiliados, o foco maior se concentra nos produtos digitais ou infoprodutos.

No marketing de afiliados, a forma de pagamento consiste em comissões. Com isso, quanto mais você divulgar, mais tende a lucrar. Além disso, a diversidade de infoprodutos é enorme, variando desde a ebooks até plugins para sites.

Fora isso, os canais de divulgação também são diversos. Ou seja, o mercado de afiliados além de promissor é muito diversificado.

O que um afiliado faz?

Basicamente um afiliado faz divulgações de produtos digitais através da internet, ou seja, ele ajuda a vender infoprodutos de terceiros. No entanto, se engana quem pensa que para ser um afiliado digital de sucesso basta apenas sair divulgando produtos. Por ser um mercado concorrido, o marketing de afiliados exige muito mais do que isso dos seus afiliados.

Isso porque para conseguir vender por meio da divulgação é necessário que o afiliado invista em preparação, incluindo estratégias de marketing digital.

Se preparando, o afiliado ao longo do tempo conseguirá construir uma autoridade e realmente ter sucesso como divulgação.  Ou seja, para ter sucesso nesse meio, você precisa muito mais do que vontade e dedicação. Também é preciso contar com as ferramentas certas e o conhecimento necessário para promover vendas todos os dias!

Vantagens de trabalhar com marketing de afiliados

Trabalhar com marketing de afiliados é vantajoso por diferentes motivos. Além de ajudar você a gerar renda extra, este é um segmento que também:

Não exige conhecimentos técnicos e muito específicos

Diferentemente do produtor no mercado de afiliados, ao trabalhar como afiliado, você não precisa possuir conhecimentos específicos.

Embora seja necessário conhecer estratégias de divulgação, você não precisa saber tudo sobre a criação do produto.

Isso porque, ao escolher o produto, o próprio produtor irá repassar todas as informações dele para você. Sua função será apenas de promover o infoproduto.

Baixo investimento para ingresso no mercado

Para ingressar no marketing de afiliados você não precisa fazer grandes investimentos. Isso porque as plataformas direcionadas a esse mercado possuem cadastro gratuito.

Mas, para continuar nesse mercado e ter sucesso é necessário investir. Porém, todo o investimento feito é no seu aperfeiçoamento e quando comparado com outros mercados, continua sendo baixo.

Diversidade de produtos e plataformas

Outra grande vantagem do marketing de afiliados é a diversidade de produtos digitais disponíveis aos afiliados.

Como afiliado, é possível encontrar produtos de qualquer nicho do mercado. Além disso, as plataformas onde é possível realizar divulgação são diversas. Dessa forma, você pode encontrar o produto que melhor se identifica. E divulga-lo através de diferentes canais, como sites, blogs, redes sociais e etc.

Não precisa se estressar com estoque

Por divulgar produtos de terceiros, ao trabalhar como afiliado no marketing de afiliados você não precisa se preocupar com estoque. Isso porque o estoque é de responsabilidade da própria plataforma onde o produto será hospedado. Dessa forma, basta você realizar a venda que a própria plataforma envia o pedido ao produtor do infoproduto em questão.

Garantia de mais qualidade de vida

Ter mais qualidade de vida talvez seja um dos principais motivos para trabalhar no marketing de afiliados. Isso poque esse mercado oferece vantagens únicas, como poder trabalhar no conforto de casa e ser o seu próprio chefe.

Além disso, o trabalho de afiliado proporciona mais tempo com a família. Juntos, esses pontos garantem mais qualidade de vida.

Segurança ao receber o pagamento

No marketing de afiliados existe diferentes tipos de comissões, sendo que algumas oferecem mais chances de lucro.

Atualmente as plataformas de afiliados permitem que você escolha o tipo de divulgação. Além disso, as plataformas possuem total controle sobre as vendas realizadas. Dessa forma, você não corre nenhum risco de perder vendas como afiliado.

Flexibilidade no horário de trabalho

O sonho de muitos é poder escolher o seu melhor horário para trabalhar, de preferência em casa. Felizmente, o marketing de afiliados proporciona isso e muito mais!

Trabalhando como afiliado, você poderá escolher se deseja trabalhar de dia, tarde ou noite. Alem de escolher o seu horário mais produtivo, você pode também escolher o seu local de trabalho.

Suporte das plataformas de afiliados

As plataformas de marketing de afiliados alem de 100% seguras, são completas e com diversos recursos. Entre eles está a central de suporte da plataforma e também uma série de materiais e recursos educacionais, como ebooks e planilhas.

Com isso, você pode baixar todos esses materiais educacionais e assim se preparar melhor para o mercado de afiliados.

Possibilidade de renda fixa

De início, o marketing de afiliados costuma ser encarado pela maioria como uma possibilidade de renda extra. Isso porque, por oferecer flexibilidade de horário, permite a conciliação do trabalho de afiliado com um outro emprego.

No entanto, por proporcionar chance de lucro alto, após um tempo o trabalho como afiliado pode ser visto como uma renda fixa.

Ser o se próprio patrão

Quer não quer ser o próprio patrão não é mesmo?! No marketing de afiliados você não precisa ficar sobre ordens do chefe e nem limitar o seu ganho a um salário mínimo. Além de poder ter um lucro alto, ao trabalhar como afiliado você será o seu próprio patrão. Dessa forma, você próprio irá definir o seu horário de trabalho e metas como afiliado digital.

5 passos para começar no marketing de afiliados

Abaixo você poderá seguir os 5 passos essenciais para quem deseja iniciar no mercado de afiliados com o pé direito. E o primeiro deles é:

1.     Entenda o mercado digital

Apesar de trabalhoso, estudar o mercado digital antes de sair divulgando o seu produto vale muito a pena.

Isso porque, se preparando e entendendo o assunto, você se sentira mais confiante para iniciar como afiliado. Durante a sua preparação você deve buscar aprender sobre como funciona as vendas online e também sobre as plataformas de divulgação.

Além disso, busque entender a concorrência e verificar quais produtos estão em alta no mercado digital. Já as estratégias de marketing digital, você deve obrigatoriamente aprender, pois elas serão indispensáveis no seu trabalho como afiliado.

Para começar, você pode acompanhar blogs e canais no YouTube gratuito que falam sobre marketing e atualidades.

2.     Escolha um nicho de atuação

Feita a parte mais dificil da sua preparação, o próximo passo para ingressar no marketing de afiliados é escolher um nicho.

Nesta etapa, você deve optar por áreas que estejam em alta no mercado digital. Isso porque, escolhendo uma área promissora no mercado, as chances de sucesso como afiliado são maiores. No entanto, você deve considerar também o seu gosto.

Ou seja, quais áreas do mercado digital que você mais se identifica ou gosta. Considerando esse ponto, você terá mais facilidade para a venda dos produtos deste nicho.

Portanto, o segredo aqui é escolher um nicho no qual você se identifica, mas que não esteja em baixa no mercado. Para te ajudar na escolha do seu nicho, separei as seguintes dicas:

  • Se atente aos mercados mais rentáveis: Dinheiro e Negócios, Bem estar e Saúde, Estilo de vida e Relacionamentos;
  • Faça uma lista de 10 itens que você gostaria de vender, considerando seus hobbies, habilidades e desejo de aprender sobre;
  • Use ferramentas que mostrem o volume de buscas por determinado produto no mercado e que indique palavras chaves, como o UBERSUGGEST.
  • Pesquise no Youtube e redes sociais palavras chave relacionadas ao produto que tenha em mente e análise o nível de interesse do público.

3.     Opte por um programa de afiliados

Atualmente existem três grandes plataformas destinadas ao marketing de afiliados, a Hotmart, Monetizze e a Eduzz.

Vale frisar que alem de 100%, as plataformas que se destinam ao mercado de afiliados não cobram pelo cadastro. Portanto, para ingressas no marketing de afiliados basta você acessar a plataforma escolhida e realizar o seu cadastro como afiliado.

Além disso, vale dizer que as plataformas permitem que você se afilie a mais de um produto digital. Já para escolher a melhor plataforma, é necessário pesquisar sobre as vantagens e desvantagens de cada uma delas. Fora isso, na hora de optar por uma plataforma de afiliados, você também deve considerar os seguintes pontos:

  • Escolha um programa com boa quantidade de produtos cadastrados;
  • Verifique sempre antes o tipo de comissão oferecido pelo produtor;
  • Veja se é possível realizar vendas em qualquer lugar do mundo;
  • Procure avaliações dos produtores para saber o potencial do produto;
  • Verifique se a plataforma é segura e permite criar ofertas especiais;
  • Análise a garantia oferecida de pagamento e os recursos disponíveis.

4.     Defina o seu produto para divulgar

Uma vez que escolheu o programa, o próximo passo para ingressar no marketing de afiliados é definir um ou mais produtos para vender.

Como você está iniciando no mercado, o mais indicado é escolher um produto de ticket baixo e boa pagina de vendas. Além disso, se o produto estiver em promoção e tiver depoimentos convincentes de clientes, será mais fácil ainda de vender.

Na hora de escolher o produto para se afiliar, verifique também o suporte oferecido pelo produtor e as regras de comissionamento. Fora isso, considere se o produto realmente é útil para o seu público.

Por fim, escolha um produto que você acredite que possa resolver as dores da sua audiência. Calma, essa parte você entenderá direitinho no próximo passo…

5.     Comece a divulgar como afiliado

Agora chegou a hora de vender no marketing de afiliados! A divulgação do produto é o que define o seu lucro como afiliado, por isso você deve investir muito em divulgação.

Para isso, você deve colocar em pratica todo o conhecimento adquirido no primeiro passo. Além disso, com o tempo, você deve pensar em como criar autoridade e se destacar da concorrência.

Mas, acima de tudo, pense em vender transformação! Em outras palavras, você deve mostrar como o produto pode transformar e resolver as dores da sua persona.

No entanto, cuidado para não divulgar promessas mentirosas apenas para conseguir vender, pois isso irá acabar com a sua credibilidade. Ou seja, você deve basicamente divulgar os seguintes pontos:

  • Mostre que você realmente acredita nos resultados do produto;
  • Explique de forma didática como o produto pode fazer a diferença;
  • Por meio dos benefícios mostre as utilidades do produto;
  • Divulgue casos de clientes que já aprovaram o produto;
  • Fale o que o público alvo irá perder ao não adquirir o produto.

Marketing de afiliados: você está pronto para começar?

Se você chegou até aqui, meus parabéns! Isto mostra que realmente está pronto para começar no marketing de afiliados! Agora, tudo o que você precisa fazer é colocar em prática os 5 passos citados acima.

Apesar de parecer difícil, ao começar a se preparar para o marketing de afiliados você verá que todo o preparo vale super a pena!

Com isso, você se sentirá motivado a se aperfeiçoar cada vez mais para o marketing de afiliados. Como primeiro incentivo, basta pensar nas 10 vantagens que esse mercado proporciona, principalmente a chance de ganho alto.

Mas, lembre-se que dinheiro não cai do céu. Portanto, mesmo em um mercado tão promissor, é preciso colocar a “mão na massa”!

E aí, gostou de aprender os 5 passos para começar no marketing de afiliados? Então não perca mais tempo e nem dinheiro, coloque agora mesmo todas as nossas dicas em prática!

Publicar comentário