Como criar seu negócio em 30 dias
Vejo por aí muitas pessoas que tem o sonho de criar seu próprio negócio. Mas, na maioria das vezes acabam desistindo de seguir adiante por acreditar que seja algo difícil. Ou então que não tem como criar seu negócio do zero sem investir alto.
Se você também pensa assim, saiba que hoje em dia ter o próprio empreendimento é bem mais fácil do que imagina. Ainda mais com o avanço da internet e das redes sociais, que transformaram essa realidade em algo possível para qualquer pessoa.
Por meio da internet, você pode começar o seu negócio do zero em apenas 30 dias. E passar a ganhar dinheiro sem precisar investir muito.
Agora, se o que você quer é montar um negócio do zero sem qualquer esforço ou dedicação, então esse artigo não é para você.
Mas, se o seu objetivo é conhecer os passos certos para aprender como criar seu negócio em 30 dias e ter resultados reais, então continue sua leitura. E veja agora o que fazer para começar a empreender e ter seu próprio negócio em 30 dias [ou menos]. Confira!
Aprenda como criar seu negócio do zero em 30 dias
Não é de hoje que as redes sociais são utilizadas para divulgar negócios e gerar vendas. Entre elas, o Instagram é a que mais se destaca, alcançando números impressionantes. Só em 2018, essa rede social bateu mais de 1 bilhão de usuários ativos. E em 2020, cerca de 500 milhões de pessoas acessam seus perfis diariamente.
Portanto, o melhor lugar para começar um negócio do zero é no Instagram. Para te ajudar a entender como criar seu negócio nesta promissória rede social, separei abaixo 7 passos fundamentais. Veja:
1. Escolha um nicho de atuação
O primeiro passo de como criar seu negócio é escolher um nicho de mercado para atuar. Ou você precisa escolher em que segmento do mercado pretende montar seu empreendimento.
No mercado digital existem diversas opções de nicho em que pode atuar. E com tanta variedade, é comum que você fique meio confuso no inicio na hora de escolher qual direção deve seguir.
Por isso, para acertar em cheio nessa escolha é levar em consideração algumas dicas como:
- Defina o nicho com base em sua área de interesse
- Veja se você tem conhecimento suficiente para começar um negócio no nicho
- Analise a demanda de mercado para o nicho que pretende trabalhar
- Estabeleça quem é o público-alvo desse nicho e se sua solução irá de fato impacta-los
Considerando essas questões você conseguirá escolher seu nicho com mais facilidade. No entanto, lembre-se de avaliar também as tendencias de mercado e a rentabilidade do nicho em questão. Algumas opções de nichos são:
- Saúde e Bem estar (Hipertrofia muscular, emagrecimento, estética…);
- Comércio (Venda de eletrônicos, Loja de roupas, artigos esportivos…);
- Finanças (Investimentos, Finança pessoal, Bitcoins…).
2. Crie um perfil no Instagram
Com fortíssimo apelo visual e capacidade de viralizacão, o Instagram é a rede social que fornece mais chances de venda. Justamente por isso, é a rede mais indicada para criar um negócio do zero em 30 dias. Portanto, o próximo passo é fazer um perfil novo no Instagram. Ou então transformar a sua conta pessoal em uma conta comercial.
Optando pela primeira opção você tem o benefício de ter duas contas separadas. Sendo uma conta especifica para o seu negócio e outra para uso pessoal.
Já a segunda opção oferece a vantagem de você iniciar o perfil profissional já com uma audiência conhecida. Caso opte por criar uma conta do zero, basta seguir as instruções do Instagram. Já no segundo caso, siga as etapas abaixo:
- Faça login no seu perfil pessoal;
- Acesse as configurações do Instagram;
- Selecione a opção “Alternar para o perfil comercial”;
- Vá até o Facebook e marque-o como público;
- Integre o seu perfil a rede social Facebook.
3. Entregue muito conteúdo relevante nos 30 dias
Para ter sucesso empreendendo online no Instagram você precisa priorizar a criação de conteúdo de qualidade. Ou seja, conteúdos que trabalhem a dor dos leads e que ofereçam soluções viáveis para sanar os seus problemas. Isso porque sem conteúdos relevantes, a sua página cairá no esquecimento e será apenas mais uma de muitas.
Portanto, investir em conteúdos de qualidade é o terceiro passo de como criar seu negócio do zero. Já vale dizer que criar conteúdo de qualidade não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Para isso, basta que você tenha foco, dedicação e siga as seguintes dicas de como criar conteúdo relevante para o Instagram:
- Observe a forma como a sua concorrência divulga produtos;
- Pesquise e utilize hashtags em suas publicações;
- Defina com detalhes a persona do seu negócio;
- Invista em fotos e em legendas atrativas;
- Faça conteúdos diversos, como lives e stories.
4. Faça parcerias com outros perfis do seu nicho
Não tem como criar seu negócio em 30 dias no Instagram sem considerar as parcerias. Afinal, bons contatos nessa rede social podem lhe render mais seguidores e ótimas oportunidades de vendas.
Mas, para que isto aconteça, é necessário que parcerias sejam feitas com perfis do mesmo nicho de atuação que o seu. Além disso, os parceiros também não devem oferecer o mesmo produto que você.
Dessa forma, além de promover conteúdo, as duas páginas estarão se desenvolvendo sem ceder espaço para concorrentes.
Além disso, por meio de parcerias você pode gerar muito valor para a sua página comercial no Instagram. Isso pode ocorrer de diversas formas, incluindo o aumento do número de seguidores e maiores chances de vendas. Ou seja, por meio das parcerias, você aumenta o engajamento do seu negócio. Já para fazer parcerias, você deve seguir as seguintes dicas:
- Encontre um influenciador alinhado com os valores do seu negócio;
- Faça TakeOver (página sobre controle de outro influenciador por um tempo);
- Desenvolva uma hashtag própria e atrativa para a sua parceria;
- Opte no início por influenciadores pequenos ou micro;
- Mensure os resultados das suas parcerias e avalie o retorno.
5. Interaja com outros perfis maiores que o seu
Após aplicar as dicas acima de como criar seu negócio do zero, o segredo para o sucesso é não parar. Ou seja, você deve continuar investindo em sua página. Para isso, uma ótima dica é interagir com perfis maiores que o seu.
Ou seja, interaja com páginas do mesmo segmento e que tenha um número maior de seguidores. Na teoria, essa prática no Instagram é conhecida como Marketing de Influência.
No Marketing de Influência, você paga para que uma outra página divulgue a sua conta no Instagram por meio de posts.
Com isso, você pode passar a interagir com o público do outro perfil e gerar um ROI (Return On Inestiment) alto. Para realizar Marketing de Influência, além do investimento financeiro, você deve se atentar aos pontos abaixo:
- Encontre um perfil que combine com o seu negócio;
- Escolha um perfil com mais seguidores que o seu;
- Avalie o nível de engajamento da audiência do perfil escolhido;
- Verifique os limites para interagir com o público do perfil;
- Interaja o máximo possível com o público do perfil concorrente.
6. Poste diariamente de 2 a 3 vezes nos melhores horários
Tenha em mente que o Instagram é uma vitrine. E nessa vitrine ganha quem aparece mais! Além disso, os seus seguidores estão ali para consumir conteúdo e eles esperam isso de você. Ou seja, caso não poste conteúdo de forma frequente e consistente, você começará a perder possíveis clientes.
E, além de perder clientes, sem postagens frequentes, você jamais irá conseguir se tornar uma autoridade no seu nicho.
Portanto, para construir uma marca sólida no Instagram e passar a lucrar com ele, é necessário aparecer constantemente. Para aparecer com frequência para o seu público, mas sem exageros, você deve seguir as dicas abaixo de postagens:
- Publique conteúdo no Instagram de 2 a 3 vezes por dia;
- Opte por postar entre as 11h e 14h da tarde (horário de almoço);
- Crie um calendário editorial com temas variados e datas de publicação;
- Publique de forma variada, com stories, IGTV, fotos ou lives;
- Considere o uso de publicações automáticas no Instagram.
7. Faça uma oferta irresistível
Por fim, pensar em como se apresentar para o seu público também faz parte de como criar seu negócio do zero. Para isso você deve deixar claro para o seu público os valores do seu negócio e serviços.
No caso dos serviços, você deve listar quais serviços você oferece por meio da Biografia, stories ou em postagens informativas.
No entanto, a oferta dos seus serviços deve ser feita de forma intercalada com os seus conteúdos. Isso porque você não pode passar a impressão de estar apenas interessado na venda, mas sim na entrega de conteúdo.
Além disso, você pode frequentemente fazer ofertas no Instagram por meio dos diversos recursos disponíveis. Para isso, siga as dicas abaixo:
- Busque atingir o emocional do seu público falando sobre suas dores;
- Venda a ideia de transformação por meio do produto ou serviço;
- Explique como o seu produto pode resolver o problema do seu público;
- Fale sobre os benefícios do produto nos stories, legenda e em fotos;
- Invista na melhor forma de ofertar no Instagram: os stories.
Dicas de como vender no Instagram
Após entender como criar seu negócio, você deve passar a investir em formas de gerar conversões para o seu negócio. As conversões no Instagram podem ser alcançadas de diversas formas e em um tempo mais curto. Para ajudar você nesse sentido, listei abaixo as melhores dicas de como vender no Instagram. Veja:
· Invista em identidade visual
Sabe quando você olha uma imagem na internet e logo associa aquela imagem a uma marca ou profissional?
Isso é identidade visual! A identidade visual além de diferenciar a marca da concorrência, ajuda a fortalecer a imagem da marca. Além da identidade visual, você deve investir também em imagens impactantes e que atinjam de forma positiva o seu público.
· Não deixe o seu público no vácuo
Se você não quer perder possíveis clientes no Instagram, jamais deixe de responde-los! Ao deixar de responder as dúvidas do seu público, o mesmo acaba se afastando.
Isso porque as redes sociais permitem que você crie uma relação mais próxima com o seu público e é que eles esperam. Portanto, responda comentário nos posts, nos stories e se mostre disponível.
· Use o Instagram Ads
Lembra da dica dada de sincronizar a sua conta no Instagram ao Facebook? Isso foi recomendado no segundo passo de como criar seu negócio! Além do Facebook, para complementar o seu negócio, você pode utilizar o Instagram Ads para vender mais. O Instagram Ads permite que você veicule anúncios tanto nos stories quanto no Feed.
· Insira o seu site na bio do perfil
A bio é o primeiro ponto para onde os usuários se atentam ao entrar em uma página. Isso significa que a biografia do Instagram é a sua primeira chance de captar o usuário. Portanto, além de deixa-la atrativa e mostrar o seu propósito, você deve inserir o link para o seu canal de vendas. Então, seja um site, blog ou Landing Page, não deixe de colocá-la na Bio!
· Utilize CTA nas imagens
O Call-To-Action serve para incentivar o seu usuário a tomar uma ação, ou seja, serve para falar o próximo passo do visitante. Com o intuito de gerar conversões, o CTA é indispensável nos conteúdos.
No Instagram, o CTA pode ser usado nas imagens para atrair a atenção dos usuários e gerar conversões. Isso porque, as imagens são o foco principal das redes sociais.
· Faça textos mais curtos
Alem de considerar as dicas dadas até aqui de como criar seu negócio, você deve lembrar que o Instagram é visual! Ou seja, ele é feito de imagens e os usuários preferem imagens. Portanto, invista em imagens interessantes e busque fazer textos curtos.
Além disso, procure inserir nas primeiras linhas do conteúdo a mensagem que você deseja transmitir.
· Invista em vídeos
Além das imagens, o Instagram é tambem uma rede social muito receptiva aos vídeos, desde que não sejam longos. Inclusive, a própria rede social oferece recursos para esse tipo de conteúdo, o famoso IGTV. Com isso, você pode utilizar o IGTV para anunciar os seus produtos com mais detalhes. Além disso, você pode utiliza-lo para contar sobre os valores da sua marca.
· Promova os seus usuários
Tao importante quanto saber como criar seu negócio do zero é entender também a importância de promover conteúdos de usuários. Essa estratégia traz diversos benefícios para o seu negócio como mostrar a satisfação dos clientes ou então incentivar a compra do produto.
Além disso, a confiança na marca por parte dos clientes aumenta e eles se sentem valorizados.
· Use o Instagram Shopping
Sabe quando você clica sobre uma foto no Instagram e aparece um balão clicável com o valor do produto? Além de investir nos passos de como criar seu negócio, é indispensável investir também nesse recurso.
Isso porque atualmente as pessoas priorizam praticidade e agilidade. Além disso, os consumidores possuem direito de conhecer o preço dos produtos expostos.
· Invista em anúncios
Os anúncios são a cereja do bolo do Instagram, ou seja, são eles que vão fazer você vender. Por isso, após estruturar o perfil do seu negócio, o xeque-mate para vender é investir em mais e mais anúncios.
E aí, aprendeu como criar seu negócio do zero e em 30 dias? Então não perca mais tempo, crie uma conta no Instagram e comece o quanto antes a investir em seu negócio!
Publicar comentário