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6 ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado

6 ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado

Ser você está pensando em atuar no marketing de afiliados e ainda não conhece as principais ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado, saiba que está perdendo uma ótima chance de se tornar mais relevante para o seu público.

Isso mesmo! Uma boa pesquisa de mercado lhe fornece dados estratégicos  sobre o mercado e sobre o seu público alvo. Assim, você consegue identificar melhor as oportunidades de negócio e reduzir o risco de prejuízo em tomadas de decisões.

E você pode contar com a ajuda da internet para isso. Atualmente, existe ferramentas para pesquisa de mercado online que ajudam afiliados a ter uma melhor noção sobre seu mercado.

Nesse artigo, separei as 6 melhores ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado que você pode conhecer. Quer saber quais são elas? Então continue sua leitura e descubra já!

1.    Google Analytics é uma das ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado

O Google Analitics é uma das ferramentas de pesquisa de mercado que se destina a análise de trafego, bem como de campanhas de marketing digital em páginas da web.

Ou seja, ela te permite analisar qual o trafego do seu site. E ainda te ajuda a entender o comportamento do seu público alvo. Tudo isso por meio dos seguintes recursos:

·      Monitoramento de campanhas

Um dos preciosos recursos do Google Analitics é o monitoramento de campanhas. Este recurso determinar o retorno de cada campanha. E te ajuda a identificar quais campanhas de marketing proporcionam melhores resultados, assim como conversões para o seu negócio.

·      Termômetro de resultados

Para sites de E-commerce, o Google Analitcs funciona como um verdadeiro termômetro de resultados. Isso porque ele analisa o desempenho das vendas de cada produto. E com base nessa informação ajuda a melhorar o desempenho do seu negócio. Além disso, este recurso ajuda a entender quais ações de marketing estão proporcionando melhores resultados.

·      Mídias sociais

O Google Analitcs também inclui em sua análise as mídias sociais, como o Facebook, Instagram e Youtube. Ou seja, ele te ajuda a perceber quais são as suas redes sociais que mais trazem resultados para o seu negócio. Tendo essa informação, você consegue otimizar muito mais as suas campanhas.

·      Metas alcançadas

Por meio de gráficos, tabelas bem como infográficos o Google Analitcs permite que você saiba quais foram as metas alcançadas. E também quais não obtiveram sucesso.

Isso porque esta completa ferramenta analisa com detalhes os resultados das suas campanhas de marketing digital. E te fornece precisamente a taxa de conversão das ações de marketing realizadas em seu negócio.

2.    Facebook Audience Insights

Entre as ferramentas utilizadas para pesquisa de mercadoque você também pode usar, está o Facebook Audience Insights.

Por meio dessa ferramenta você consegue direcionar melhor suas campanhas a um determinado público nas redes sociais. E para quem atua no marketing digital sabe o quanto isso é relevante.

O Facebook é hoje em dia a rede social mais popular do mundo. São mais de 2,7 bilhões de contas ativas nessa plataforma. E você pode usar esta ferramenta que ele dispõe para otimizar suas campanhas e gerar mais resultados para o seu negócio.

Isso porque ela te fornece insights poderosos sobre:

·      Público

O Facebook Audience insights analisa como o publico age e reage dentro do Facebook. Ou seja, esta ferramenta analise o comportamento do público por meio de diversos dados, como dispositivos utilizados, status de relacionamento. E até grau de instrução. Essa análise permite que você preveja e antecipe tendências em seu nicho de atuação.

·      Publicidade

Os insights sobre publicidade que esta ferramenta oferece tem a ver com os conteúdos patrocinados no Facebook. Por meio dela você tem acesso a dados como histórico de compras, resultados de testes e formatos que mais engajam.

Essa análise permite que você tenha acesso a conteúdo prontos sobre o comportamento e as preferencias do público. Dessa forma, você pode utiliza-los para aprimorar as campanhas do seu negócio.

·      Ferramentas e recursos

A ferramenta Facebook Audience Insights permite também que você tenha acesso a diversas informações preciosas sobre a funcionalidade. E sobre os recursos da plataforma Facebook. Isso é importante para que você consiga utilizar a plataforma de forma eficiente e estratégica para beneficiar o seu empreendimento e público.

·      Criar persona

A ferramenta Facebook Audience Insights possibilita ainda que você desenvolva com mais assertividade a persona do seu empreendimento. Isso porque o conjunto de informações do público que esta ferramenta consegue captar é mais do que o suficiente para desenvolver o cliente ideal do seu negócio.

3.    Similar Web é outra das ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado

A Similar Web é uma ferramenta analítica que mede o tráfego que suas páginas na web geram. Ou seja, ela permite que você saiba numericamente o que de fato acontece em sites ou blogs através de métricas. Entre as principais métricas que esta ferramenta usa, estão:

·      Tráfego

A Similar Web permite mensurar o tráfego gerado em páginas de web e analisar quais são as fontes presentes. Ou seja, esta ferramenta te ajuda a descobrir qual o volume de visitantes que acessam determinado site.  Além disso, a Similar Web avalia também as fontes de tráfego. Assim, você consegue identificar quais fontes de tráfego trazem mais visitantes para o seu nicho.

·      Taxa de rejeição

A Similar Web analisa também a taxa de rejeição. Este, para quem não sabe, é o percentual de visitantes que acessaram uma única página do site.

Ou seja, o visitante entrou, mas não acessou os demais links disponíveis e em seguida sai da página. A análise desta métrica faz com que você identifique quais erros deve evitar. E também quais páginas com baixo índice de rejeição deve utilizar como inspiração.

·      Duração média da visita

Outra métrica analisada pela Similar Web é a duração média da visita. Este dado se refere ao tempo médio que os visitantes permanecem em determinadas páginas.

O ideal é que essa métrica seja alta, mas ela pode variar despendendo do estilo da página. Dessa forma, você pode utilizar essa métrica, para saber quais páginas do seu nicho os leads permanecem mais tempo.

·      Palavras chaves

A Similar Web analisa e pesquisa também as palavras chaves que seu público alvo mais usa. Além disso, essa ferramenta permite que você saiba quem são os seus concorrentes por meio da análise de Backlinks. Ou seja, a ferramenta analisa as referências que direcionam o visitante diretamente para um outro site do mesmo nicho de atuação.

4.    Google Trends

O Google Trends também é uma das ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado que você precisa conhecer. Isso porque ela aponta quais são os assuntos mais pesquisados pelos usuários na internet utilizando palavras chaves.

Ou seja, esta ferramenta permite que você saiba quais são as tendências do seu mercado de atuação. Além disso, ela te ajuda ainda nos seguintes pontos:

·      Produção de conteúdo

Por mostrar os assuntos que estão mais em alta no momento e as palavras chaves mais buscadas no Google, a ferramenta Google Trends permite que você produza conteúdos relacionados a esses assuntos em alta. Assim, suas chances de chamar a atenção do seu público para o seu negócio são maiores. E, com isso, você também garante a construção de trafego qualificado para a sua página.

·      Planejamento de campanhas

O Google Trends te dá a possibilidade de analisar os picos de interesse do seu público por um determinado tema. Essa análise permite que você planeje melhor, com antecedência e com mais assertividade as suas campanhas de anúncios. Ou então o seu calendário de conteúdos para divulgação.

·      Comparação entre termos

O Google Trends permite ainda que você compare os temos parecidos relacionados ao seu nicho de atuação. Dessa forma, você consegue identificar quais são mais populares entre o seu publico alvo.

Isso é importante para que você consiga definir a melhor palavra chave para usar em seus conteúdos. E, assim, possa trazer para sua página mais trafego e possíveis conversões.

5.    Ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado – Ubersuggest

Esta é considerada uma das melhores ferramentas para pesquisa de mercado com foco em palavras chaves. Isso porque ela permite que você identifique e analise a palavra chave que combina com as estratégias do seu negócio. Entre as funcionalidades que esta ferramenta apresenta, algumas delas são as seguintes:

·      Visão geral da palavra chave

A Ubersuggest possibilita que você insira a palavra chave na ferramenta e tenha acesso a uma visão geral daquele termo. Ou seja, você consegue visualizar desde o volume de buscas mensal da palavra chave. Até a estimativa de custo por clique e nível de dificuldade para obter resultados.  Além disso, para te ajudar a entender os resultados da palavra-chave, a ferramenta utiliza cores diferentes para cada parâmetro.

·      Ideias de palavra-chave

Este recurso te recomende as melhores e mais buscadas palavras chaves relacionados ao termo que você possui interesse. Ou seja, alem da avaliação da palavra chave do seu interesse, você terá uma lista de palavras chaves semelhantes. E que possuem grandes chances de gerar trafego qualificado em sua página.

·      Análise de concorrentes

Por meio de uma análise conhecida como analise SERP, a Ubersuggest lhe mostra uma série de informações sobre os seus concorrentes. Ou seja, com esta ferramenta você consegue identificar quais são os concorrentes que utilizam a mesma palavra chave que você. E também consegue verificar a qualidade do conteúdo que eles oferecem e estimar o número de visitas nas páginas concorrentes.

·      Informações de Backlinks

A Ubersuggest permite que você saiba exatamente para qual conteúdo os usuários estão linkando no seu mercado, por meio da análise de backlinks. Essa informação é importante para que você possa contactar cada um destes backlinks. E, assim, possa oferecer parcerias para que eles linkem os conteúdos da sua página. Ou seja, para que eles te recomendem aos usuários.

6.    Survey Monkey

A Survey Monkey é uma das ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado que também merece destaque. Isso porque ela permite a elaboração de questionários de acordo com os objetivos do seu negócio.

Esses questionários permitem que você conheça o seu público. E, assim, tenha uma boa aceitação no seu nicho de atuação. Usar esta ferramenta pode te oferecer algumas vantagens, como:

·      Templates diversos

A diversidade de templates disponíveis pela Survey Monkey permite que você desenvolva questionários personalizados para o publico que deseja atingir. Essa personalização aumenta consideravelmente as chances de aceitação do questionário. Ou seja, questionários personalizados são mais bem vistos pelo publico e assim trazem mais resultados.

·      Direcionamento de campanhas

A ferramenta Survey Monkey também te ajuda a direcionar melhor as suas campanhas de marketing digital. Isso porque ela colhe com eficiência diversas informações sobre seu público e as preferencias deles. Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro com estratégias de marketing não eficientes para o seu público.

·      Tráfego qualificado

Conhecer as dores do público alvo é a chave para aumentar o tráfego qualificado em suas páginas. Isso porque com as informações a respeito do público, você poderá desenvolver conteúdos de valor. E que atenda às necessidades dos seu público alvo. Além disso, você saberá quais palavras chaves utilizar e consequentemente aumentara as chances de tráfego.

·      Mais chances de conversão

Por impactar no aumento do tráfego qualificado em suas páginas, a ferramenta Survey Monkey aumenta também as chances de conversão dos seus conteúdos. Isso porque o tráfego gerado será formado justamente por pessoas que realmente possuem interesse em consumir os seus conteúdos.

Conclusão

Estas 6 ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado são indispensáveis em qualquer empreendimento digital. Mas no marketing de afiliados, elas fazem toda a diferença. Isso porque, por ser um mercado concorrido, ganha quem sabe mais sobre este ramo!

Portanto, sabendo usar estas ferramentas, você conseguirá conhecer muito bem o seu público. E, assim, irá se destacar da concorrência. Além disso, você terá mais chances para se tornar referência no mercado. E possivelmente irá conseguir lucrar muito mais com o marketing de afiliados.

E aí, gostou de conhecer as 6 ferramentas utilizadas para pesquisa de mercado? Agora que você já sabe quais ferramentas utilizar, que tal fazer agora a sua pesquisa de mercado? Comece já!

Se quiser uma mãozinha, eu tenho um e-book sobre “Afiliado Profissional” e uma mentoria para quem quiser começar e não sabe como.

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