Como gerar tráfego qualificado para seu site em 2021 [Guia Completo]
Quem deseja ampliar suas conversões e faturar mais na internet, saber tudo sobre como gerar tráfego qualificado para o seu site não é uma opção, mas sim uma necessidade. E o motivo é simples: sem trafego qualificado, você está praticamente invisível na internet!
Então, se você não é visto, consequentemente o seu negócio não será lembrado. Com isso, suas vendas podem despencar ou nem acontecer.
E não é isto que você deseja para o seu negócio, certo? Sabendo disso, preparei nesse post um verdadeiro guia para te mostrar a importância do tráfego qualificado e como gera-lo de acordo com cada tipo hoje em dia.
Quer saber mais? Então continue sua leitura. E descubra como gerar tráfego qualificado para o seu site em 2021 adotando as melhores e mais estratégicas dicas desse post. Confira!
Por que gerar tráfego qualificado é importante?
Para que entenda a importância do tráfego qualificado, vou conceituar primeiramente o que é esse tipo de tráfico.
Basicamente, o tráfego qualificado para um site consiste em todos os visitantes que tem interesse no conteúdo do seu site, que interagem com ele, gerando uma maior relevância para sua página. E, por isso, apresentam grande potencial em se tornarem possíveis clientes.
E saber como gerar tráfego qualificado é importante porque através dessa ação, seu negócio pode se beneficiar de diferentes formas:
- O tráfego qualificado proporciona maior potencial de conversão, portanto gera mais negócios para você;
- Gerar tráfego qualificado aumenta consideravelmente a visibilidade do seu negócio nos principais buscadores da internet, como o Google, Bing e Yahoo.
- O tráfego qualificado conecta o seu site com uma rede enorme e qualificada de contatos do seu nicho de atuação no mercado.
Ou seja, as chances do seu empreendimento crescer e se consolidar no mercado são maiores quando você entende a importância de gerar tráfego qualificado e sabe como fazer isso para atrair leads qualificados para sua página na web.
Dicas para gerar tráfego qualificado
Agora que você já sabe o que é tráfego qualificado e possui ciência da sua importância dentro de um site, vamos entender como gerar tráfego qualificado para o seu site.
De antemão, já te adianto que gerar tráfego qualificado não é algo tão simples. Isso porque atualmente a maioria dos empreendimentos já contam com um site próprio. Dessa forma a concorrência é esmagadora nesse meio.
Mas, esta também não pode ser vista como uma missão impossível, longe disso.
Para saber como gerar tráfego qualificado para o seu site, existem algumas dicas que pode aplicar de acordo com o formato de tráfego qualificado que você deseja gerar. Abaixo separei algumas das melhores dicas. Confira!
1. Tráfego qualificado orgânico
O tráfego orgânico é quando você consegue visitantes qualificados para o seu site apenas utilizando as técnicas de Search Engine Optimization (SEO).
Com as técnicas de SEO, os conteúdos do seu site surgirão nas primeiras páginas dos buscadores, como o Google, por exemplo.
Apesar de exigir um investimento menor e ser de maior qualidade (converte muito mais), o trafego orgânico é um processo lento e que exige muita paciência. Já para gerar tráfego qualificado neste tipo de trafego, basta seguir as seguintes dicas:
Defina palavras chaves
Quer saber como gerar tráfego qualificado de forma orgânica? Então a dica é escolher algumas palavras chaves para o seu negócio. Por meio delas que você encontrará as pessoas que possuem interesse no seu conteúdo.
Para isso, você pode investir nas palavras chaves de cauda curta, nas palavras chaves de cauda media ou então nas palavras chaves de cauda longa.
Entre elas as palavras chaves de cauda media são as mais recomendadas, pois com elas é possível ranquear nos buscadores as outras duas. As palavras chaves são essenciais para manter o seu conteúdo ranqueado, por isso recomendamos que escolha as melhores e use-as em pontos chaves do conteúdo como no título, no primeiro subtítulo e na conclusão.
Produza conteúdo de qualidade
Não tem como gerar tráfego qualificado de forma orgânica sem produzir conteúdos de qualidade, ou seja, que resolva os problemas dos seus leitores.
Produzindo um conteúdo que atenda as expectativas dos seus leitores, ele será considerado relevante para seu público. E, assim, será colocado nas primeiras páginas dos buscadores, como o Google.
Para que o seu conteúdo apareça no topo dos buscadores e consiga gerar mais trafego para o seu site, além de gerar conteúdo de qualidade, é necessário também que você desenvolva conteúdos originais e atualizados.
Técnicas de SEO
As técnicas de SEO são utilizadas para potencializar o alcance das palavras chaves do seu negócio e assim aumentar as chances de tráfego qualificado no seu site. As técnicas de SEO ensinam ainda como você deve utilizar essas palavras chaves no conteúdo sem parecer exagerado ou artificial.
Entre as demais técnicas de SEO para gerar tráfego qualificado para o seu site estão inclusos links internos no conteúdo e também dicas para a escrita de títulos irresistíveis capazes de aumentar consideravelmente o tráfego qualificado em sua página na web.
2. Tráfego pago
O trafego pago é quando você gera trafego por meio dos famosos anúncios online. Portanto, aqui vale lembrar que você terá que fazer um investimento financeiro.
Neste tipo de trafego, os anúncios são exibidos em plataformas especificas, como o Facebook Ads que atualmente é a maior plataforma de trafego pago na internet.
Já para gerar tráfego qualificado para o seu site por meio do trafego pago, vale adotar as três dicas abaixo:
Defina um objetivo
Para saber como gerar tráfego qualificado em seu site, você precisa inicialmente entender qual o seu objetivo com os anúncios. Ou seja, se pergunte sobre o que e quem você procura atingir com os anúncios. Com essas respostas em mente, as chances de os anúncios atenderem as necessidades do seu negócio são maiores.
Além disso, com um objetivo definido desde o início, você pode depois mensurar os resultados que obtiver com os anúncios. E caso os anúncios não atendam às suas expectativas, basta criar um novo objetivo para assim melhorar as vendas.
Escolha os canais
Definido o objetivo é hora de escolher os melhores canais para exibir os anúncios do seu negócio. Esse passo é essencial, pois é preciso escolher canais capazes de converter os seus anúncios em vendas.
Para isso, você deve optar pelos canais que estejam ligados ao seu público alvo, pois assim as chances de interesse pelo anuncio são bem maiores.
Atualmente existem duas plataformas de anúncios muito conhecidas no Marketing Digital, são elas: Facebook Ads e Google Ads.
Entre as duas, o Google Ads é a melhor escola, pois por meio deste canal os seus anúncios podem ser exibidos até mesmo em plataformas conceituadas através de anúncios de Remarketing.
Direcione o público
A terceira dica de como gerar tráfego qualificado por meio dos anúncios é direcionar o seu público. Ou seja, ao clicar em um link para um produto X, o leitor deve ser direcionado para a página especifica do produto e não para uma página genérica.
Em outras palavras, o leitor deve ser direcionado para a página que atenda o objetivo do anuncio.
Além disso, você pode usar os anúncios para gerar um trafego maior para o seu site. Ou seja, exiba anúncios dos seus conteúdos com mais conversões, pois assim você poderá atrair os visitantes pela qualidade de um conteúdo especifico.
3. Tráfego Social
O trafego social é quando você atrai visitantes para o seu site por meio de interações nas redes sociais.
Essa interação geralmente é feita por meio do compartilhamento de links feita pelos seus seguidores ou então por você nas redes sociais. Atualmente, as principais redes utilizadas para gerar trafego social são o Facebook, o Instagram e o Youtube.
O marketing nas redes sociais não possui foco na venda, mas sim em proporcionar um alcance maior para os conteúdos dos sites. Já para gerar tráfego qualificado nas redes sociais, você precisa ter uma conta ativa nessas plataformas e também aplicar algumas dicas básicas:
Tenha presença nas redes sociais
Se o seu objetivo é aprender como gerar tráfego qualificado por meio das redes sociais, então a dica master é sem dúvida criar uma presença forte nesse meio.
Para isso, você precisa conhecer as redes sociais onde seu público alvo está presente e definir quais utilizar. Após a escolha das redes sociais, você deve pensar em um conteúdo adequado para cada tipo de rede.
Dessa forma, além de atrair os clientes certos, você estará ao mesmo tempo fortalecendo a sua marca nas redes sociais. Portanto, descubra quais são as redes preferidas do seu público e invista pesado em conteúdo específico para cada rede.
Incentivar o compartilhamento
Você precisa facilitar e incentivar ao máximo para os visitantes o compartilhamento dos seus conteúdos. Para isso, você pode pedir para que os visitantes realizem a ação e pode também inserir links e botões de compartilhamento nos seus conteúdos.
Assim, as chances dos leitores se sentirem motivados a compartilhar os seus irão obter um alcance maior. E, consequentemente, o tráfego qualificado também aumenta no seu site.
Conversar com o público
Além das postagens e do incentivo ao compartilhamento, para gerar o tráfego qualificado por meio das redes sociais é necessário que você também converse com o seu público.
Você pode fazer isso respondendo aos comentários. E tentando solucionar na base da conversa possíveis problemas com produtos ou serviços.
Além disso, uma forma eficiente de conversar com o seu público alvo é participando de grupos nas redes sociais que se relacionam com o seu nicho de atuação.
Porém, você deve entrar nesses grupos com a intenção de expor o seu conteúdo para colaborar de alguma forma e deixar a parte da conversão para o seu site ou para a lista de e-mail.
4. Trafego de referência
O trafego de referência ocorre quando o visitante acessa o seu site por meio de um link de um outro site qualquer, por meio de uma lista de e-mail marketing ou então através de uma notificação no celular. Ou seja, para aderir a este tipo de tráfego qualificado é necessário desenvolver uma parceria com outros sites.
É necessário ainda fazer link Building que é uma estratégia de construção de links em outros sites, os chamados Backlinks. E para gerar trafego de qualidade dessa forma, basta seguir as dicas abaixo:
Torna-se uma referencia
Não tem como gerar tráfego qualificado por meio do trafego de referência sem trabalhar para tornar-se uma referência no seu nicho de atuação. Isso porque, é se tornando uma autoridade no assunto que os outros sites irão gerar links para as suas publicações de forma espontânea, ou seja, sem você pedir.
Para isso acontecer você deve focar em desenvolver conteúdos de qualidade e realmente uteis para o seu público alvo. Ao conseguir tornar-se uma referência, o seu público passará a confiar mais no seu conteúdo e assim as chances de concretização das vendas aumenta.
Escrever guest posts
Guest Posts nada mais é do que publicar artigos de sua autoria em sites do mesmo nicho que o seu e que já possuem um trafego alto. O objetivo desta estratégia é levar o visitante para o seu site por meio da inserção de um link no artigo que publicou. E, assim, aumentar o tráfego qualificado no seu site.
Para adotar esta estratégia você pode utilizar plataformas que disponibilizam diversos sites que estão organizados por nicho e que recebem Guest Posts, como o GuestPost.com.br.
Criar lista de e-mail marketing
Outra dica de como gerar tráfego qualificado por meio de outros sites é adotando as listas de e-mail marketing. Desenvolver uma lista de e-mail marketing, consiste em captar e-mails de potenciais clientes por meio de links em outros sites e assim enviar frequentemente conteúdos de valor e com foco na expansão do mesmo para a caixa de entrada destes leitores.
Além disso, para aumentar o tráfego qualificado você pode adotar também as notificações de navegadores que permitem que você avise os leitores sempre que publicar algo novo.
Agora você já sabe como gerar tráfego qualificado para o seu site em 2021 de diferentes formas! Lembre-se que sem o tráfego qualificado, o seu site é invisível no mundo da internet!
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