Clickbait: o que é e como usar
O Clickbait é uma técnica que não é bem vista por boa parte dos empreendedores digitais. E, parte disso se deve à falta de informação ou conhecimento que muitos deles têm sobre essa ferramenta, como ela funciona, bem como todo o seu potencial para gerar cliques nas redes sociais.
Sabendo disso, decidi trazer nesse post algumas informações relevantes para que conheça melhor esse recurso de marketing e, com isso, possa tirar suas próprias conclusões. Confira!
O que é clickbait?
Clickbait ou isca de cliques, é uma técnica de marketing muito utilizada nas redes sociais para atrair cliques, bem como chamar atenção para determinadas páginas, através de imagens e títulos chamativos.
Atualmente, o Clickbait é muito relacionado a matérias sensacionalistas com conteúdos rasos e que, de modo geral, não entregam o prometido, pois os títulos ou thumbnails não tem qualquer relação com o conteúdo apresentado no post ou vídeo.
Por conta desse histórico, muitas pessoas acabam tendo a impressão de que é disso que se trata essa técnica. Mas, a verdade é que se você utilizar o clickbait do jeito certo, ela será muito útil para atrair possíveis clientes para o seu negócio e aumentar as suas conversões.
Por que o clickbait funciona
O clickbait funciona, basicamente, porque utilizando esse recurso é possível conseguir mais atenção do público, uma vez que as imagens bem como títulos que a ferramenta usa são criados com o propósito de serem irresistíveis para os visitantes e são capazes de despertar sentimentos como:
- Medos que a sua persona tenha;
- Desejo do seu público alvo;
- Dor do seu cliente ideal;
- Curiosidade pelo assunto abordado.
Para isso, se utilizam diversos recursos, como o uso de informações incompletas ou alarmantes, expressões intrigantes ou palavras que chamem a atenção.
Clickbait no marketing de atração
Embora muitas vezes o marketing de atração seja visto como o oposto do clickbait, a verdade é que eles podem ser grandes aliados, pois é possível criar títulos, imagens assim como chamadas impactantes que despertariam a atenção do seu público.
E, ainda assim, permitiria entregar um conteúdo de qualidade, a fim de fidelizar os visitantes da página e torna-los clientes do seu negócio e/ou visitantes frequentes.
Desse modo, ambos são capazes de trazer bons resultados. E quando utilizados juntos, podem aumentar o trafego da sua página, bem como capturar e melhorar o seu relacionamento com os seus clientes. E, consequentemente, aumentar e muito suas vendas.
Por que deve ter cuidado ao utilizar o clickbait?
Você pode sim utilizar o clickbait seu favor para conseguir mais visitas e melhorar seus resultados. Mas, você deve ter em mente que existem alguns riscos quando se utiliza esse recurso de forma errada. São eles:
O seu público pode acabar associando sua página ou marca a conteúdos de baixa qualidade
Ninguém gosta de se sentir enganado. E é exatamente assim que o seu público vai se sentir se você acabar utilizando o clickbait do jeito errado.
Nessas situações é comum que os seus clientes e todas as pessoas que visitaram a página acabem associando o seu conteúdo a algo enganoso e sem qualidade.
Depois disso, não importa o que você post a sua imagem estará manchada. E tudo que estiver ali vai ser considerado questionável. Inclusive as suas indicações de produto o que pode resultar em menos vendas e, consequentemente, menos lucro para você.
O uso incorreto de clickbait pode afetar o SEO
Os algoritmos do Google filtram clickbaits negativos para melhorar a experiência de busca do usuário.
Por isso, caso você utilize da forma incorreta pode acabar sendo “punido” pelos mecanismos de busca sendo entregue a menos pessoas e caindo posições dentro da plataforma.
O mesmo acontece com o Facebook, que deixa de divulgar publicações que tem conteúdos que não entregam aquilo que prometem. E, no e-mail marketing, as pessoas geralmente abandonam as listas de e-mail que usam esse tipo de recursos do jeito errado.
Contudo, o pior resultado ao utilizar clickbait do mal é o do Youtube, pois a plataforma dá muito valor a retenção de público. E esse é o principal parâmetro usado por ela para dizer se o conteúdo é relevante ou não. Por isso, se o usuário entra e sai logo depois ela deixa de divulgar esse e outros vídeos do canal.
Quando e como utilizar essa técnica corretamente?
Primeiro é importante entender que não é inteligente utilizar títulos bem como imagens que não estão relacionadas com o conteúdo principal. Isso porque, de nada adianta receber inúmeras visitas por conta de um título sensacionalista se elas vão passar menos de um minuto na só página, sair e nunca mais voltar.
Afinal, não é o número de visitas que conta e sim a quantidade de conversões que você consegue realizar a partir delas.
Dito isso, fica claro que você só pode apostar em clickbaits se o seu conteúdo atender as expectativas do público. Ou seja, se ele for o que chamamos de “clickbait do bem”. Para isso o seu conteúdo deve:
- Te deixar orgulhoso do que você criou.
- Trazer informações valiosas para o seu público alvo.
- Entregar exatamente aquilo que prometeu em seu clickbait.
Atender a esses requisitos garantirá que o seu post ou vídeo tem a qualidade necessária para fazer com que os usuários na plataforma se interessem pelo título ou thumbnail. E permaneçam por conta do conteúdo em si.
Deste modo, além de mais visitas você terá também bons números de retenção, bem como maiores chances de converter as pessoas fisgadas pelo clickbait que você criou.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então não se esqueça de utilizar o clickbait do bem em seus próximos conteúdos para alavancar os seus resultados aumentando a visibilidade da sua página ou vídeo.
Uma dica de conteúdo para você é ler sobre gatilhos mentais.
Se tiver ficado com alguma dúvida comente aqui embaixo que responderei o quanto antes. E não deixe de divulgar o post para que mais pessoas saibam como utilizar esse recurso da forma correta e possam aproveita-lo da melhor maneira possível.
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