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O Que É SEO E Como Otimizar Seu Site Com Essa Estratégia?

Artigo SEO

SEO – Search Engine Optimization é uma sigla que você verá muito durante seus estudos a respeito de marketing digital, afinal, se trata de uma das estratégias mais importantes para otimizar conteúdo.

Essa estratégia é amplamente utilizada por empresas de diferentes portes que buscam um meio de potencializar suas vendas, aumentar o tráfego e conquistar mais clientes.

Porém, para ter sucesso com SEO é de extrema importância. que você pesquise a respeito – como está fazendo agora – e utilize fontes seguras e de qualidade para isso – também como está fazendo agora.

Entenda o que é SEO – Search Engine Optimization

Search Engine Optimization significa, em tradução livre, Ferramentas Otimização para Buscadores. Nada mais é do que uma técnica que ajuda o seu conteúdo a se tornar mais relevante para os buscadores, em especial o Google.

·         O que isso significa?

Quando você faz uma pesquisa no Google, costumam avançar além da segunda página para encontrar a resposta que precisa?

A maioria das pessoas escolhe o primeiro ou segundo link mostrado pelo buscador para realizar suas pesquisas.   

Essas páginas que aparecem bem no que chamamos de “ranking do Google” costumam receber muitos acessos e são consideradas uma autoridade nos assuntos que abordam.

Porém, elas só aparecem em boa colocação porque aplicam estratégias de marketing digital, entre elas o SEO, em seus conteúdos. Basicamente funciona assim:

  • Um internauta tem uma dúvida e digita uma busca no Google;
  • Os algoritmos agem rapidamente para encontrar um conteúdo que seja relevante como resposta;
  • O Google mostra uma resposta ranqueando por relevância, sendo que os 10 primeiros aparecem na primeira página – e são os mais importantes.

Naturalmente, aqueles que aparecem entre os principais são também aqueles que mais ganham acessos. Portanto, são também os sites que recebem mais acessos e conseguem maiores conversões.

Como Aplicar SEO Em Seu Conteúdo?

Aplicar SEO em seu conteúdo não é impossível, mas requer atenção. O foco deve ser em criar conteúdo verdadeiramente relevantes e interessantes para conseguir um bom posicionamento no Google.

·         Entenda o seu público:

Toda e qualquer estratégia de marketing digital só trará bons resultados se souber com quem está dialogando. Por isso, uma das principais etapas é justamente definir quem é o seu público-alvo.

Isso definirá não somente o assunto a ser abordado, mas também a linguagem e a abordagem que você usará para isso.

·         Conheça – e empregue – as palavras-chave:

Outra coisa importante é usar palavra-chave (keyword) de qualidade. A palavra-chave é um termo que costuma ser bem procurado em seu nicho e que pode ser usado por um internauta na hora de fazer uma busca.

Existem dois fatores que são fundamentais na hora de escolher quais termos trabalhar:

  • O volume de busca: quantidade de vezes que o termo é procurado;
  • Dificuldades de rankeamento – o quanto você alcançar bom posicionamento com ele.

Embora seja importante trabalhar termos que possuam um bom volume de buscas, nem sempre é o ideal escolher palavras-chave que são muito trabalhadas por outros sites e blogs.

Afinal, isso indica maior concorrência e maior e, portanto, maior dificuldade para conseguir uma boa posição no Google.

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Sites Para Encontrar Boas Keywords para otimizar SEO

Existem muitos sites que ajudam você a escolher as melhores palavras-chave para aplicar SEO em seu conteúdo. Eles geralmente conseguem elencar quais são os termos mais usados.

·         Planejados de Palavras do Google:

O próprio Google ADS oferece um serviço assim, o Planejador de Palavras-Chave, que pode ser usado para escolher os termos a serem usados em seu conteúdo.

·         SEMRush:

Outra plataforma muito utilizada no marketing digita para essa finalidade é o SEMRush.

No entanto, é importante destacar que esse site consegue lhe ajudar em outras esferas, inclusive mostrando quais concorrentes utilizando determinados termos em suas otimizações.

·         Keyword Tools:

Outra opção fácil e interessante para uso é o Keyword Tools, onde você pode fazer buscas rápidas e gratuitas para encontrar as palavras ideais para cada canal – redes sociais, Youtube, Blogs, tec.

Qualquer que seja a sua escolha estará muito bem amparado para começar a praticar SEO em seus conteúdos. Esses 3 sites são alguns dos mais utilizados para ajudar na escolha da palavra ideal.

Outros Fatores Essenciais Para Um SEO De Qualidade

Mas, nem só de palavra-chave vive a estratégia de marketing digital e SEO. Existem outras coisas que são de extrema importância para que seu conteúdo consiga uma boa posição no Google.

·         Conteúdo interessante:

O seu site precisa ter um conteúdo verdadeiramente interessante. Não adianta sair enchendo de palavra-chave sem sentido apenas par ranquear. O Google também considera o tempo que o internauta para lendo o seu conteúdo.

Portanto, se o cliente acessa o conteúdo e rapidamente sai de sua página isso prejudica muito o seu SEO. Você precisa entretê-lo!

·         Funcionabilidade:

Também ocorre de o internauta abandonar a página porque ela demora para carregar, ou porque não se adapta para dispositivos móveis – dois erros muito, muito graves para SEO.

·         URL amigável:

Crie uma URL que seja amigável, que inspire segurança e tenha relação com o que você tratará naquele link. URL mal estruturada afasta os internautas, não é bem ranqueada e acaba comprometendo sua estratégia.

Enfim, existem muitas facetas relacionadas ao marketing digital e SEO que precisam ser consideradas para realmente otimizar o seu conteúdo. A princípio, ofereça um bom conteúdo e aplique nossas dicas para obter bons resultados.

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