O Que É SEO E Como Otimizar Seu Site Com Essa Estratégia?
SEO – Search Engine Optimization é uma sigla que você verá muito durante seus estudos a respeito de marketing digital, afinal, se trata de uma das estratégias mais importantes para otimizar conteúdo.
Essa estratégia é amplamente utilizada por empresas de diferentes portes que buscam um meio de potencializar suas vendas, aumentar o tráfego e conquistar mais clientes.
Porém, para ter sucesso com SEO é de extrema importância. que você pesquise a respeito – como está fazendo agora – e utilize fontes seguras e de qualidade para isso – também como está fazendo agora.
Entenda o que é SEO – Search Engine Optimization
Search Engine Optimization significa, em tradução livre, Ferramentas Otimização para Buscadores. Nada mais é do que uma técnica que ajuda o seu conteúdo a se tornar mais relevante para os buscadores, em especial o Google.
· O que isso significa?
Quando você faz uma pesquisa no Google, costumam avançar além da segunda página para encontrar a resposta que precisa?
A maioria das pessoas escolhe o primeiro ou segundo link mostrado pelo buscador para realizar suas pesquisas.
Essas páginas que aparecem bem no que chamamos de “ranking do Google” costumam receber muitos acessos e são consideradas uma autoridade nos assuntos que abordam.
Porém, elas só aparecem em boa colocação porque aplicam estratégias de marketing digital, entre elas o SEO, em seus conteúdos. Basicamente funciona assim:
- Um internauta tem uma dúvida e digita uma busca no Google;
- Os algoritmos agem rapidamente para encontrar um conteúdo que seja relevante como resposta;
- O Google mostra uma resposta ranqueando por relevância, sendo que os 10 primeiros aparecem na primeira página – e são os mais importantes.
Naturalmente, aqueles que aparecem entre os principais são também aqueles que mais ganham acessos. Portanto, são também os sites que recebem mais acessos e conseguem maiores conversões.
Como Aplicar SEO Em Seu Conteúdo?
Aplicar SEO em seu conteúdo não é impossível, mas requer atenção. O foco deve ser em criar conteúdo verdadeiramente relevantes e interessantes para conseguir um bom posicionamento no Google.
· Entenda o seu público:
Toda e qualquer estratégia de marketing digital só trará bons resultados se souber com quem está dialogando. Por isso, uma das principais etapas é justamente definir quem é o seu público-alvo.
Isso definirá não somente o assunto a ser abordado, mas também a linguagem e a abordagem que você usará para isso.
· Conheça – e empregue – as palavras-chave:
Outra coisa importante é usar palavra-chave (keyword) de qualidade. A palavra-chave é um termo que costuma ser bem procurado em seu nicho e que pode ser usado por um internauta na hora de fazer uma busca.
Existem dois fatores que são fundamentais na hora de escolher quais termos trabalhar:
- O volume de busca: quantidade de vezes que o termo é procurado;
- Dificuldades de rankeamento – o quanto você alcançar bom posicionamento com ele.
Embora seja importante trabalhar termos que possuam um bom volume de buscas, nem sempre é o ideal escolher palavras-chave que são muito trabalhadas por outros sites e blogs.
Afinal, isso indica maior concorrência e maior e, portanto, maior dificuldade para conseguir uma boa posição no Google.
Sites Para Encontrar Boas Keywords para otimizar SEO
Existem muitos sites que ajudam você a escolher as melhores palavras-chave para aplicar SEO em seu conteúdo. Eles geralmente conseguem elencar quais são os termos mais usados.
· Planejados de Palavras do Google:
O próprio Google ADS oferece um serviço assim, o Planejador de Palavras-Chave, que pode ser usado para escolher os termos a serem usados em seu conteúdo.
· SEMRush:
Outra plataforma muito utilizada no marketing digita para essa finalidade é o SEMRush.
No entanto, é importante destacar que esse site consegue lhe ajudar em outras esferas, inclusive mostrando quais concorrentes utilizando determinados termos em suas otimizações.
· Keyword Tools:
Outra opção fácil e interessante para uso é o Keyword Tools, onde você pode fazer buscas rápidas e gratuitas para encontrar as palavras ideais para cada canal – redes sociais, Youtube, Blogs, tec.
Qualquer que seja a sua escolha estará muito bem amparado para começar a praticar SEO em seus conteúdos. Esses 3 sites são alguns dos mais utilizados para ajudar na escolha da palavra ideal.
Outros Fatores Essenciais Para Um SEO De Qualidade
Mas, nem só de palavra-chave vive a estratégia de marketing digital e SEO. Existem outras coisas que são de extrema importância para que seu conteúdo consiga uma boa posição no Google.
· Conteúdo interessante:
O seu site precisa ter um conteúdo verdadeiramente interessante. Não adianta sair enchendo de palavra-chave sem sentido apenas par ranquear. O Google também considera o tempo que o internauta para lendo o seu conteúdo.
Portanto, se o cliente acessa o conteúdo e rapidamente sai de sua página isso prejudica muito o seu SEO. Você precisa entretê-lo!
· Funcionabilidade:
Também ocorre de o internauta abandonar a página porque ela demora para carregar, ou porque não se adapta para dispositivos móveis – dois erros muito, muito graves para SEO.
· URL amigável:
Crie uma URL que seja amigável, que inspire segurança e tenha relação com o que você tratará naquele link. URL mal estruturada afasta os internautas, não é bem ranqueada e acaba comprometendo sua estratégia.
Enfim, existem muitas facetas relacionadas ao marketing digital e SEO que precisam ser consideradas para realmente otimizar o seu conteúdo. A princípio, ofereça um bom conteúdo e aplique nossas dicas para obter bons resultados.
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