Como fazer um bom funil de vendas
O funil de vendas no marketing é uma ferramenta muito valiosa, capaz de tornar os processos de atração, prospecção e fidelização muito mais eficientes. Contudo, muitos empreendedores, em especial quem é iniciante nesse mercado, costuma subestimar o potencial desse recurso. E, por isso, grande parte deles não sabe como fazer um, tampouco a importância dele.
A verdade é que o perfil de consumo vem mudando ao longo do tempo. E se você deseja melhorar sua performance de vendas, precisa criar um funil que seja compatível com essas mudanças.
Quer saber como fazer isso? Então continue sua leitura e aprenda como fazer um bom funil de vendas seguindo apenas alguns passos simples!
Determine qual produto irá vender
Definir o seu produto é o primeiro passo para criar um funil de vendas. Entenda que na web, o consumidor vai conhecer o produto através das imagens, conteúdos e vídeos. Então, para sanar todas as dúvidas e quebrar possíveis objeções, é importante fazer uma definição caprichada do seu produto de venda.
Persona
Para criar um bom funil, você precisa saber quem é a sua persona. Assim, é possível oferecer conteúdo de valor e que dê ao seu lead a informação que ele precisa para entender o seu problema bem como buscar a solução que você oferece, avançando rumo as etapas finais e mais importantes do seu funil de vendas.
Monte uma página de vendas (landing page)
Esse é um passo importante e que você não pode desconsiderar na hora de montar o seu funil de vendas.
Isso porque é na landing page que você consegue transformar seus leads comuns em consumidores prontos para tomar a decisão de compra e, na sequência, estes consumidores se convertem em leads qualificados, aumentando suas chances de conversão em venda.
Crie um fluxo de e-mails para nutrir seus leads
Você sabia que metade da população abre seus e-mails para ler todos os dias? Então, você pode criar um fluxo de e-mails e aproveitar essa estratégia de marketing digital para promover seus produtos ou serviços, ao mesmo tempo em que nutri seus leads e mantem o numero de pessoas em seu funil elevado.
Eu utilizo a plataforma da LeadLovers para fazer isso.
Faça testes A/B
Após realizar todas as etapas acima, chegou a hora de fazer testes em seu funil de vendas, até mesmo para saber quais estratégias dentro do seu funil de vendas está gerando bons resultados bem como as soluções que devem ser revistas ou modificadas.
Hoje em dia, é possível fazer esses testes usando recursos que as próprias midas oferecem. O Facebook, por exemplo, oferece o recurso de teste através dos seus anúncios. Outras plataformas como o Google e o Mailchimp também disponibilizam recursos para testes A/B.
Conclusão
Seguindo os passos acima, você será capaz de construir um bom funil de vendas e com isso aumentar o seu potencial de conversão. E consequentemente, seus lucros.
Gostou do post? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!!!
Publicar comentário