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Cauda longa: o que é e como usar essa estratégia de marketing digital

Facilitar a compreensão da pesquisa

Existem várias estratégias que podem ajudar o seu negócio a obter um melhor posicionamento nos motores de busca, seja de forma orgânica ou então por mídia paga. Contudo, o uso de palavras chave de Cauda Longa é, sem dúvida alguma, uma das melhores formas de atrair visitantes qualificados para a sua página e com isso realizar mais conversões.

Para te ajudar a entender esse método, bem como tirar proveito dos benefícios que ele pode oferecer ao seu negócio, trouxemos tudo que você precisa saber para coloca-lo em prática agora mesmo. Confira!

O que é Cauda Longa?

Cauda longa é basicamente uma ferramenta que usa a segmentação de conteúdo para gerar bons resultados para o seu negócio.

Esse termo foi utilizado pela primeira vez em 2004, pelo físico Chris Anderson que mostrou em seu livro “Cauda longa – do mercado de massa para o mercado de nicho” que poucos produtos de nicho geram tanto lucro quanto poucos produtos muito conhecidos bem como aqueles que vendam muito.

Como utilizar uma estratégia de cauda longa – passo a passo

Agora que você já tem uma ideia do que é Cauda longa, é hora de entender como aplica-la ao seu negócio. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

1.    Pesquise palavras chave

O primeiro passo para começar a usar a estratégia de calda longa é fazer uma pesquisa minuciosa para identificar quais os termos bem como palavras chave são mais relevantes para o seu nicho.

Nesse caso é importante contar com ferramentas que quantifiquem as buscas de palavras chave. E entre as melhores opções disponíveis estão a Keyword Planner e a Ubersuggest.

Na hora de escolher é importante considerar qual delas melhor define os seus produtos e serviços assim como quais são as palavras chave de calda longa mais procuradas.

A partir do cruzamento dessas informações você terá as melhores palavras chaves possíveis.  

2.    Tire proveito do Google Analytics e do Search Console

Com essas ferramentas é possível medir seu desempenho bem como analisar seus resultados, facilitando a tomada de decisões sobre quais conteúdos produzir a partir dos indicadores de visitas, por exemplo.

3.    Use sinônimos de palavra chave cauda longa

Definiu suas palavras chave? O terceiro passo para fazer uso do cauda longa em seu negócio é criar mais versões para ela. De modo geral, isso pode ser feito pensando em sinônimos bem como variações da mesma palavra chave de calda longa que você escolheu para ranquear.  

4.    Preste atenção ao tamanho das palavras chave cauda longa escolhidas

Geralmente, é comum que palavras chave para calda longa tenham no mínimo 4 palavras. No entanto, não é uma boa ideia criar uma frase gigante e super especifica. O ideal é sempre manter o equilíbrio.

5.    Produza conteúdos de qualidade

Agora você já encontrou os termos certos e tem tudo para fazer o seu conteúdo ser visto por inúmeras pessoas interessadas, então é hora de produzir um conteúdo que realmente agregue valor para o seu público alvo. Do contrário, você pode acabar tendo o resultado oposto do esperado.

Entenda que se muitas pessoas acessarem sua página e saírem logo depois porque o seu conteúdo é péssimo, o Google entenderá que ele não tem relevância.

Além disso, é bem provável que essas pessoas que já estão segmentadas acabem conhecendo o seu site como um lugar onde os conteúdos são rasos e sem qualidade e nunca mais voltem.

6.    Se coloque no lugar do seu consumidor    

Ok, você entende que precisa produzir conteúdos relevantes. Mas, o que publicar?

Para responder a essa pergunta nada melhor do que se colocar no lugar do seu consumidor. Ou seja, você deve pensar quais são as dúvidas deles.

Além disso, é interessante pensar também quais problemas o seu produto resolve e fazer conteúdos sobre eles.

Gostou do post? Agora que você entendeu o conceito de cauda longa já pode começar a aplica-lo em seu negócio seguindo o passo a passo que viu aqui. Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo!!!

Dica extra: se você quer conhecer tudo sobre cauda longa e outros termos do marketing digital, venha conhecer o curso do Alex Vargas.

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