A carregar agora

Copywriting e gatilhos mentais: como aplicar no marketing digital

            O marketing digital se tornou um grande aliado de quem deseja vender produtos e serviços pela internet, inclusive, dos profissionais que investem na carreira de afiliados de infoprodutos. Para tanto, existe uma série de ações de marketing muito eficientes.

            No entanto, para que atinjam os objetivos esperados, as campanhas de marketing, quando escritas, devem contar com elementos e técnicas que garantam sucesso na hora de convencerem o público a realizar a compra. Entre eles, destacam-se o copywrite e os gatilhos mentais.

            Ficou interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue com a leitura deste artigo e confira, nos tópicos a seguir, tudo a respeito de copywrite e gatilhos mentais.

  • O que é copywriting
  • O que são os gatilhos mentais
  • Como aplicar no marketing digital

O que é copywriting

Copywriting e gatilhos mentais

            Copywrite consiste na técnica usada na produção de textos, que possuem o objetivo de despertar o interesse do público-alvo para um determinado produto ou serviço. Essas técnicas podem ser aplicadas nos mais diversos conteúdos, entre eles, sites, blogs, e-mails, anúncios, landing pages, carta de vendas e outros.

            Já o profissional responsável pela criação do texto é o chamado copywriter. É ele que precisa elaborar uma boa copy. Embora esses conteúdos sejam usados para campanhas publicitárias, eles não se limitam apenas a falar a respeito do produto que se quer comercializar.

            Isso porque um texto rico em copywrite faz uso também de informações relevantes e de interesse do público que deseja atingir. Assim, além de utilizar uma linguagem persuasiva, porém, discreta, é preciso conhecer muito bem o perfil dos clientes em potencial, para que o convencimento aconteça.

O que são os gatilhos mentais

Copywriting e gatilhos mentais

            Outra forma muito eficiente de persuasão na hora de oferecer um produto é fazer uso dos gatilhos mentais. Ou seja, expressões que aumentem o desejo do seu público em realizar a compra.

            Existem gatilhos mentais de diferentes tipos, que são classificados de acordo com o argumento utilizado para convencer. Desse modo, ele pode ser de escassez, com expressões do tipo “aproveite porque são as últimas unidades” ou de urgência, como a frase “adquira o produto antes de acabe”.

            Há também o gatilho mental de prova social, como por exemplo “recomendado por especialistas” ou de antecipação “seja o primeiro a adquirir esse lançamento”. Estes são apenas alguns exemplos, que podem ser adaptados conforme a situação.

Como aplicar no marketing digital

Copywriting e gatilhos mentais

            Como já mencionado, copywrite e gatilhos mentais são aplicados em diferentes mídias, como sites, blogs, e-mail marketing e muitos outros. Desta forma, independente do local onde o conteúdo persuasivo é publicado, algumas dicas deverão ser seguidas.

            A primeira recomendação é criar um texto bem elaborado, com informações relevantes e de interesse do seu público. Para tanto, você pode iniciar falando sobre as dores do seu público, isto é, suas necessidades e ao final apresentar o seu produto como uma solução eficiente.

            Em outras palavras, pode-se dizer que o copywrite funciona quando divulga o produto de maneira discreta, embasada em fatos e não apenas promovendo-o diretamente. Ou seja, é preciso usar bons argumentos e, claro, ser sempre transparente, dizendo a verdade, sem falsas promessas.

            Além disso, a formatação do texto deve favorecer a leitura, com o uso de fases curtas e subtítulos para organizar as ideias de maneira objetiva e coesa.

            Ao final, o gatilho mental pode ser aplicado em conjunto com o call-to-action. A CTA, famosa Chamada para Ação, deve ser estimulante para fazer com que opúblico fique interessado em dar o próximo passo. Essa passo pode ser clicar em um link, fazer um download ou comprar efetivamente.

            Um exemplo é escrever ao final do texto “compre o produto de quem é especialista no assunto, clicando aqui agora mesmo”. Nesse caso, é usado o gatilho mental de autoridade e uma chamada para ação.

Publicar comentário